10 sintomas que identificam que você é intolerante ao glútenA ler em 2 min.

Mais de 55 doenças têm sido associadas ao glúten, a proteína presente no trigo, centeio e cevada.

Estima-se que 99% das pessoas que são intolerantes ao glúten ou celíacos nunca são diagnosticadas.

Se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas pode ser um sinal de que tem intolerância ao glúten:

1- Problemas digestivos, como gases, flatulência, diarreias e até prisão de ventre particularmente nas
crianças após a ingestão de glúten.

2- Queratose pilar, também conhecido como “pele de galinha” na parte de trás dos braços. Isto tende a ser como um resultado de uma deficiência de ácido gordo e de vitamina A.

3- Fadiga, confusão mental ou sentir-se cansado depois de comer uma refeição que contenha glúten.

4- Diagnóstico de uma doença auto-imune, tais como tiroidite de Hashimoto, a artrite reumatóide, colite ulcerosa, lúpus, psoríase, esclerodermia ou esclerose múltipla.

5- Sintomas neurológicos como tonturas ou sensação de desequilíbrio.

6- Desequilíbrios hormonais, como a TPM (Tensão pré-menstrual), SOP (Síndrome do ovário policístico) ou infertilidade inexplicada.

7- Enxaquecas

8- Diagnóstico de fadiga crónica ou fibromialgia. Estes diagnósticos simplesmente indicam ao seu médico habitual que poderá não saber dizer qual a causa da sua fadiga ou dor.

9- Inflamação, inchaço ou dor nas articulações, nos dedos, joelhos ou anca.

10- Ansiedade, depressão, alterações de humor e PHDA (Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção)

 

Como testar a intolerância ao glúten?
A melhor forma de determinar se você é intolerante ao glúten é fazer uma dieta de eliminação, eliminando a ingestão de glúten por pelo menos 2 a 3 semanas e depois voltar a reintroduzir o glúten na alimentação. Note que o glúten é uma proteína muito grande e pode levar meses e até anos para limpar o seu organismo. Quando mais tempo poder evitar a ingestão de glúten antes de reintroduzi-lo, melhor.

Como tratar a intolerância ao glúten?
Eliminar o glúten a 100% da sua alimentação significa mesmo 100%. Pequenas quantidades de glúten através de contaminação cruzada, medicamentos ou suplementos pode ser o suficiente para provocar uma reacção imunológica no organismo.

A regra 80/20 ou “não como na minha casa, apenas quando vou jantar fora” é um erro muito grande. Um artigo publicado em 2001, afirma que para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, ingerir glúten apenas uma vez por mês aumentou o risco de morte em 600%.

Consulte o seu médico ou um nutricionista para ajudá-lo a eliminar o glúten da sua alimentação, aumentando a sua qualidade de vida.

[via]

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.