O extracto sintético de baunilha pode prevenir e tratar a psoríase?
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O extracto sintético de baunilha, conhecido como vanilina, pode prevenir ou retardar a psoríase, indicou um novo estudo.
Efectuado por Chien-Yun Hsiang e equipa de investigadores do Hospital Universitário Médico da China em Taichung, Taiwan, o estudo demonstrou que a administração de vanilina em ratinhos com psoríase durante uma semana produziu uma redução significativa na inflamação da pele, ao actuar sobre as proteínas inflamatórias que desencadeiam a doença.
Isto não foi verificado na comparação com ratinhos, também com psoríase, que não tinham recebido a vanilina ou tinham recebido doses do composto inferiores às recebidas pelos outros ratinhos.
Estudos anteriores tinham já demonstrado que a vanilina possui mais qualidades que não apenas o sabor a baunilha. Foi com efeito descoberto que este saboroso composto pode fazer reduzir a expressão das citoquinas conhecidas como interleucinas, as quais produzem inflamação.
A equipa realçou que a interleucina-17 (IL-17) e a interleucinas-23 (IL-23) foram identificadas como fundamentais para o desenvolvimento da psoríase. Os investigadores procuraram assim desvendar se a vanilina podia actuar sobre aquelas citocinas e reduzir a inflamação na pele produzida pela doença.
Foram administradas várias doses de vanilina, durante um período de sete dias, nos ratinhos com psoríase. As doses variaram entre 1, 5, 10, 50 e 100 miligramas por quilograma de peso (mg/kg).
Como resultado, foi observado que os ratinhos que tinham recebido as doses de vanilina de 50 mg/kg e de 100 mg/kg tiveram uma redução na inflamação da pele em comparação com os ratinhos que tinham recebido doses inferiores ou nada.
Todos os ratinhos tratados com vanilina evidenciaram reduções nos níveis de IL-17 e de IL-23. “Em conclusão, os nossos achados sugeriram que a vanilina constituiu um composto bioactivo eficaz contra a inflamação na pele por psoríase”, remataram os autores.
Estudo publicado na “Journal of Agricultural and Food Chemistry”