Psoríase – As mais recentes terapias fitoterápicas para tratar a psoríase

Partilha nas redes:
Tempo de leitura: 7 min.

 

Ninguém sabe exactamente o que é a psoríase. Não é uma infecção ou uma reacção alérgica, nem é contagiosa. Mas, de alguma forma, interrompe o ciclo de crescimento de substituição das células da pele.

As células desenvolvem-se nas camadas internas da pele e migram para a camada externa, onde se soltam. Por norma, todo este processo dura cerca de um mês. Mas na psoríase dura apenas alguns dias. Como as células não conseguem se soltar rápido o suficiente, então começam a se acumular na superfície da pele. Eventualmente, elas formam camadas cinzas, brancas ou prateadas – formando a pele escamosa característica da psoríase. A pele afectada engrossa e pode ficar vermelha e desenvolver fissuras.

A psoríase pode surgir em quase todas as partes do corpo, mas na maioria das vezes ocorre no couro cabeludo, no peito, nas costas, nos cotovelos, nos dedos e nos joelhos. Num caso mais leve pode ser dificilmente notado, mas nos casos mais graves são produzidas manchas inestéticas em quase todos os locais.

A psoríase também pode afectar as unhas das mãos e dos pés, fazendo com que pareçam desgastadas e descoloridas. Pode até causar dores significativas nas articulações, uma condição conhecida como artrite psoriática.

Enquanto os especialistas continuam a debater o que desencadeia a psoríase, provavelmente você está mais interessado em saber o que pode fazer. Isso é compreensível, há que na pior das hipóteses, a psoríase pode ser tão embaraçosa quanto frustrante. Combinando terapias convencionais e alternativas, numa abordagem mista ao tratamento, você tem a oportunidade de sentir um alívio significativo.

Meditação para a psoríase
Evite que o stresse afecte a sua pele. “Não há dúvidas de que muitos casos de psoríase estão relacionados ao stresse”, diz Alan P. Brauer, médico. “Não é que a psoríase aparece no dia seguinte a alguma situação mais stressante. Ela tende a desenvolver-se após um período prolongado de stresse, e é por isso que as pessoas não fazem essa ligação”

A própria psoríase também pode contribuir para o stresse. Se as lesões ocorrerem em locais altamente visíveis, as pessoas ficam preocupadas com a sua aparência, levando a uma baixa auto-estima, o que contribui para a tensão e a ansiedade.

Para contornar o stresse proveniente de surtos de psoríase, tente praticar meditação. Num estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts em Worcester, pessoas com psoríase que combinaram a meditação e a terapia de luz, viram a sua pele sarar duas vezes mais rápido do que as pessoas que usaram apenas a terapia de luz.

Vários especialistas desenvolveram áudios que o vão ajudar a guiá-lo através de exercícios de meditação.

Medicina chinesa para a psoríase
Deixe o seu sangue fluir. Na medicina chinesa, a psoríase é vista como uma condição provocada pela estagnação do sangue, explica Efrem Korngold, médico de medicina oriental e acupunturista. Entre as ervas que um médico de medicina chinesa pode prescrever estão a zedoria (semelhante ao gengibre), curcuma, peónia vermelha, dang gui (angélica chinesa) e salsaparrilha. Outras ervas, incluindo dittany, sophora e tribulus, podem ser prescritas para aliviar qualquer prurido relacionado à psoríase.

A acupunctura também pode ser utilizada como tratamento da psoríase. Se você preferir a acupressão, aplique pressão constante e penetrante em cada um dos seguintes pontos por 3 minutos:
– Intestino grosso, localizado na extremidade externa do cotovelo no lado do polegar
– Intestino grosso, localizado nas costas da mão, os os ossos do polegar e do dedo indicador se encontram.
– Baço, localizado na parte interna da coxa, quatro dedos acima da rótula do joelho e logo abaixo do fémur.
– Fígado, situado em cima do seu pé, na membrana entre o dedo grande do pé e o segundo dedo.

Suporte social para a psoríase
Procure outras pessoas com psoríase. Discutir a sua experiência com outras pessoas que sabem exactamente o que você está a passar pode ajudar a aliviar a angústia e a vergonha associados à psoríase. Utilize a Internet. Muitos são os grupos que nas redes sociais abordam os mais variados temas. São um bom local para encontrar outras pessoas que passam pelas mesmas situações e, verdade seja dita, embora não deva ter vergonha de mostrar a sua cara, nada o impede de ter um perfil com uma foto que não seja a sua. Assim, numa primeira fase poderá ser um passo muito importante para esta descoberta.

Remédios caseiros
Lembre-se de hidratar. A aplicação de uma loção ou creme hidratante pode ajudar a aliviar um caso leve de psoríase, especialmente um que esteja associado à pele seca ou à baixa humidade.

Aproveite o sol. Os banhos de sol começam a ficar fora de moda nos últimos anos, em grande parte porque as pessoas temem o desenvolvimento de cancro de pele. Mas para pessoas com psoríase, a exposição à luz solar pode ter benefícios terapêuticos significativos, diz Eugene Farber, médico e professor de dermatologia na Universidade de Stanford e presidente do Psoriasis Research Institute, em Palo Alto, Califórnia. As camadas de psoríase tendem a desaparecer no verão, quando os raios de sol são mais fortes. Para tratamento em ambientes fechados, utilize uma lâmpada solar. De qualquer forma, pergunte ao seu médico quanto tempo você pode ficar com segurança ao sol ou sob uma lâmpada solar desprotegida. Tenha em atenção que é desaconselhável permanecer ao sol entre as 11h e as 16h.

No Instituto Nacional de Saúde Pública em Helsínquia, na Finlândia, os cientistas avaliaram os hábitos de consumo de 144 homens com psoríase e 285 homens sem psoríase. Os cientistas determinaram que os homens com psoríase consumiam diariamente o dobro da quantidade de álcool que os homens que não tinham psoríase consumiam. Outros estudos mostraram taxas anormalmente altas de psoríase em pessoas que abusam do álcool. Se você tem psoríase, a sua melhor aposta é evitar bebidas alcoólicas, diz Melvyn Werback, médico e professor clínico assistente na Faculdade de Medicina da UCLA.

Homeopatia para a psoríase
Para a psoríase, a calêndula é frequentemente o medicamento homeopático de escolha, de acordo com o homeopata Dana Ullman. Mas antes de experimentar a calêndula, consulte um homeopata. Outro produto pode funcionar melhor para a sua condição individual.

 

Linha cosmética natural para alivio de peles e couro cabeludo muito secos, descamativas e com tendência para a psoríase e caspa.

❌ PERFUMES, ❌ PARABENOS, ❌ CORANTES, ❌ CORTICOIDES, ❌ SULFATOS

Quero saber mais

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Partilha nas redes:

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.