Quantcast

Banho de água fria: 8 benefícios para a saúde

Ninguém pensa em tomar um banho de água fria quando sai da cama de manhã, mas podemos obter muito benefícios para a saúde se girarmos o misturador da torneira para a água fria. Os banhos de água fria ajudam a melhorar a nossa saúde mental e física em geral, fortalecendo a nossa força de vontade e resposta do sistema nervoso.

Quando tomamos banho de água fria de uma forma regular, podemos notar diferenças drásticas no sistema imunitário, linfático, circulatório e digestivo. Tomar banho de água fria pode parecer uma ideia maluca, mas acredito que conseguirá experimentar depois de falarmos sobre os incríveis benefícios que proporciona à mente e ao corpo.

Os banhos de água fria ajudam o corpo a lidar melhor com o stresse à medida que o expomos a condições extremas, além de aumentar a força de vontade. A água fria ajuda a melhorar o cabelo e a pele, reduzindo o tamanho dos poros e estimulando os folículos capilares. Tomar banho de água fria também ajuda a acordar de manha. Provavelmente nem irá precisar de café!

Vamos abordar oito benefícios para a saúde de tomar banho de água fria:

1. Aumenta a circulação no sistema linfático
O sistema linfático consiste em vasos pelo corpo que ajudam a eliminar resíduos, bactérias e micróbios das células. Como o sistema linfático ajuda o corpo a se limpar, uma sobrecarga de toxinas pode influenciar este delicado sistema. Muitas pessoas não se exercitam o suficiente nos dias de hoje, mas o líquido linfático requer movimento para limpar as toxinas. Viver um estilo de vida predominantemente sedentário permite o acumulo de toxinas à medida que o fluido permanece no corpo, o que pode levar a várias doenças.

Leia também:  Permanecer de pé ajuda a perder peso

Enquanto o sangue é bombeado pelo corpo continuamente pelo coração, o sistema linfático não tem uma bomba, por isso requer movimento corporal para funcionar correctamente. Então, como um banho de água fria ajuda o sistema linfático? A água fria ajuda a contrair os vasos linfáticos, o que faz o sistema linfático bombear os fluidos por todo o corpo. Por sua vez, o “lixo” é eliminado. O banho de água fria também estimula o sistema imunitário, porque os glóbulos brancos ajudam a destruir quaisquer toxinas da linfa.


2. Melhora a circulação cardiovascular

A maioria das pessoas relaciona o exercício físico e uma alimentação saudável a uma melhor circulação, mas tomar banho de água fria pode ter o mesmo efeito. A má circulação cardiovascular faz com que o sangue diminua e engrosse, o que pode causar pressão no coração. Se não for corrigido, pode facilmente levar a um ataque cardíaco ou derrame. No entanto, acelerando a circulação, o sangue pode fluir melhor por todo o corpo e ajudar a acelerar o metabolismo.

Quando toma banho de água fria, o sangue corre imediatamente para os órgãos vitais, a fim de protegê-los das mudanças extremas de temperatura. Então, o seu coração deve bombear mais sangue através dos seus vasos sanguíneos para os órgãos vitais para fornecer nutrientes e oxigénio. Se tomar banho de água fria regularmente, verá uma diferença notável na sua circulação.

Quando a sua pele é exposta à água fria, os vasos sanguíneos na superfície da pele começam a se contrair. Isso explica por que o sangue flui para os órgãos vitais.

3. Reduz a inflamação muscular
Praticamente todas as pessoas conhecem a sensação dos músculos doridos após um treino intenso. Os banhos de água fria ajudam a contrair os vasos sanguíneos, o que reduz o inchaço e a inflamação. Muitos atletas profissionais tomam banho de água gelada após um treino por esse motivo – ajuda a reduzir a temperatura do corpo e alivia a dor. No entanto, qualquer pessoa pode beneficiar dos banhos frios após exercício físico ou tarefas domésticas. Se tiver inflamação crónica, experimente um banho de água fria como um “remédio natural”.

Leia também:  Dormir com TV ou luz ligada ao ganho de peso

 

[CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA]

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários