21 usos surpreendentes da água oxigenada

Tempo de leitura: 5 min.

Photo by mali maeder from Pexels

Deixe-me adivinhar – você tem peróxido de hidrogénio (água oxigenada) guardado na parte de trás do seu armário dos medicamentos. Apenas estava à espera estes anos todos que você viesse ler este artigo para começar a utilizá-lo.

O peróxido de hidrogénio tem muitos mais usos do que apenas limpar cortes e fazer as bactérias se espumarem (sou o único que acha isso incrível?). Neste artigo vamos dar-lhe várias formas de usar o peróxido de hidrogénio. Pode ser usado para limpar tapetes, o chuveiro, e até mesmo para experiências divertidas.

Nota: Todas estas dicas e truques exigem a concentração de 3% de peróxido de hidrogénio, a percentagem que normalmente encontra num kit de primeiros socorros ou na farmácia.

 

Photo by Rene Asmussen from Pexels

Cozinha
1. Limpe a sua tábua de madeira.
Uma tábua de corte limpa indevidamente é um terreno fértil para as bactérias. Limpe-a completamente, sem produtos químicos, com peróxido de hidrogénio e vinagre, separadamente. Deixe cada produto actuar por, aproximadamente, 10 minutos antes de enxaguar.

2. Certifique-se que os seus legumes são seguros
Ninguém quer legumes e verduras cheias de bactérias. Coloque peróxido de hidrogénio num borrifador e pulverize sobre o produto, deixando-o actuar por cerca de cinco minutos antes de enxaguar e secar.

3. Limpe as esponjas
Não consegue eliminar aquele cheiro desagradável das suas esponjas? Adicione partes iguais de peróxido de hidrogénio e água morna numa tigela rasa, e deixe as esponjas de molho por cerca de 15 minutos antes de enxaguar bem.

4. Limpe a sua bancada
Substitua os detergentes que utiliza para limpar a bancada da sua cozinha por peróxido de hidrogénio. Ele desinfecta estas superfícies sem produtos químicos prejudiciais.

5. Máquina de lavar louça extra limpa
Adicione 30 a 50 mililitros de peróxido de hidrogénio na sua máquina de lavar louça para um melhor limpeza.

6. Limpar o frigorífico
O Peróxido de hidrogénio não é tóxico e é uma ferramenta de limpeza ideal para o seu frigorífico. Aplique, deixe actuar e limpe normalmente.

 

Photo by Cori Rodriguez from Pexels

Manchas
7. Vinho tinto
Divertiu-se demais na última noite? Elimine as provas do crime combinando partes iguais de peróxido de hidrogénio e detergente líquido e aplique sobre a mancha. Seque com uma toalha, lave com água morna e deixe secar.

8. Axilas
Livre-se das nódoas de suor embaraçosas nas suas axilas aplicando uma mistura de 1 parte de detergente líquido e 2 partes de peróxido de hidrogénio nas áreas afectadas. Deixe descansar por cerca de uma hora antes de enxaguar em água fria.

9. Sangue
O peróxido de hidrogénio vai ajudar a livrar-se de manchas de sangue. Aplique directamente na mancha e deixe descansar por cerca de cinco minutos. De seguida enxaguar em água fria. Pode ser necessário repetir este processo mais uma ou duas vezes para remover completamente a mancha. Tenha cuidado que, embora não seja agressivo como a lixívia, o peróxido de hidrogénio pode clarear as suas roupas – cuidado!

 

Photo by Oleg Magni from Pexels

Saúde e Beleza
10. Branquear as unhas
Tenha umas unhas brancas e saudáveis, de forma rápida e fácil. Descubra o segredo: O peróxido de hidrogénio é um branqueador natural. Basta molhar uma bola de algodão com peróxido de hidrogénio e, de seguida, esfregar nas suas unhas.

11. Use como um elixir oral
Diluir água, numa mistura de 1:1, com peróxido de hidrogénio e usar como elixir oral, tomando muito cuidado para não engolir nada, matará germes e branqueará os seus dentes. Alguns especialistas até indicam que ajuda a aliviar dores de dentes e aftas. Bónus: vai ajudar a clarear naturalmente os dentes.

12. Acene
O peróxido de hidrogénio é um tratamento natural para a acne. Limpe o seu rosto com peróxido de hidrogénio.

13. Calos
Coloque os seus pés numa solução com uma proporção de 1:1 de peróxido de hidrogénio e água morna. Isto ajudará a remover naturalmente os calos.

14. Escova de dentes
Num copo, deixe a sua escova de dentes de molho em peróxido de hidrogénio por alguns minutos para desinfectar e matar os germes. Depois proceda à sua lavagem com água.

 

Casa e Jardim
15. Desinfectar bancadas
O peróxido de hidrogénio é excelente para manter as suas bancadas limpas e seguras. Pulverize nos balcões, deixe actuar por alguns minutos e limpe.

16. Limpar sanitas
É muito fácil: Deite e pulverize hidróxido de hidrogénio na sanita e deixe actuar por cerca de 20-30 minutos antes de esfregar e limpar.

17. Pragas
Pulverize peróxido de hidrogénio em qualquer área da casa infestada de pequenas pragas (como mosquitos ou ácaros) para eliminá-las.

18. Bolor e Mofo
Para eliminar o mofo e bolor deixe de molho em peróxido de hidrogénio, ou pulverize se for nas paredes, e proceda à sua limpeza após alguns minutos de actuação.

19. Humidificadores
Diluir água, numa mistura de 1:1, com peróxido de hidrogénio e utilize esta mistura no seu humidificador para desinfectar.

20. Plantas
Adicione um pouco de peróxido de hidrogénio num borrifador cheio de água e borrife as suas plantas para evitar fungos e pragas.

21. Ervas daninhas
Borrife com peróxido de hidrogénio sobre ervas daninhas como um herbicida. Mas certifique-se que as ervas daninhas são realmente indesejadas.

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.