Quantcast

7 benefícios do vinagre de maçã para a nossa saúde

Podemos dizer que a nossa saúde é aquilo que damos ao nosso corpo. O que comemos e bebemos tem um impacto directo na capacidade do nosso corpo funcionar ao longo do dia.

Hoje vamos falar dos benefícios surpreendentes do vinagre de maçã. Há tantos benefícios para a nossa saúde quando incluímos o vinagre de maçã regularmente na nossa dieta.

Há vários séculos que as pessoas consomem vinagres pelas suas propriedades digestivas e pelas muitas outras propriedades medicinais. Em 5000 a.C., Hipócrates costumava prescrever o vinagre de maçã misturado com um pouco de mel para tosses e resfriados.

O vinagre, especialmente o vinagre de maçã, tem uma longa lista de usos e benefícios. Se não o tiver em casa, da próxima vez que for às compras, coloque-o na sua lista.

O vinagre de maçã contém pequenas quantidades de aminoácidos, probióticos, enzimas, vitaminas e minerais. O ingrediente principal do vinagre de maçã é o ácido acético, que oferece muitos benefícios para a nossa saúde. Este vinagre é produzido a partir da bebida alcoólica resultante da fermentação do sumo de maça, a sidra. São adicionadas bactérias a essa solução que fermenta ainda mais o álcool produzido em ácido acético.

É recomendável comprar um vinagre de sidra não filtrado orgânico/biológico para obter o máximo de benefícios possível.

Vamos conhecer os 7 benefícios do vinagre de maçã para a nossa saúde:

1. Reduz e regula os níveis de açúcar no sangue
Os níveis irregulares de açúcar no sangue estão relacionados ao envelhecimento e a várias outras doenças crónicas, como cardíacas, diabetes, saúde ocular e nervosa. Foi demonstrado que o vinagre de maçã melhora a sensibilidade à insulina durante uma refeição rica em hidratos de carbono até 34%, reduz os níveis de açúcar no sangue e, quando tomado antes de dormir, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum durante a noite.

2. Ajuda na perda de peso
O vinagre de maçã demonstrou melhorar a saciedade e a reduzir o apetite. As pessoas podem consumir até 250 calorias menos por dia. Também melhora o índice glicémico dos alimentos, diminuindo a libertação dos açúcares.

Leia também:  5 benefícios de dormir nu

Um estudo mostrou que indivíduos obesos beberam 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maça ou placebo durante um período de 12 semanas.

Os resultados mostraram que beber 1 colher de sopa de vinagre de maçã foi associado a uma perda de peso de 1,2 quilos, enquanto 2 colheres de sopa por dia foi associada a uma perda de 1,7 quilos. O peso corporal, o IMC (Índice de Massa Corporal), a gordura visceral, a circunferência da cintura e os níveis de triglicéridos foram significativamente menores em ambos os grupos de ingestão de vinagre do que no grupo do placebo.

3. Melhora a digestão
O vinagre de maçã demonstrou melhorar a digestão da refeição, melhorando o ambiente ácido do estômago, o que aumenta as secreções de ácido gástrico, reduzindo o inchaço, indigestão, refluxo e melhora a absorção de nutrientes.

4. Promove um intestino saudável
O vinagre de maçã ajuda a matar bactérias prejudiciais e outros micróbios no tracto digestivo, como cândida, juntamente com o aumento de bactérias saudáveis. Esta é uma das razões pelas quais o vinagre é usado para limpeza, devido à sua capacidade de matar fungos e bactérias patogénicas em casa e até nas axilas (pode ser utilizado como um desodorizante natural). Devido ao teor de pectina também ajuda a acalmar dores de estômago.

5. Melhora a saúde cardiovascular
O vinagre de maçã é uma boa fonte de polifenóis que fornecem propriedades antioxidantes. Ajuda a reduzir os níveis de triglicéridos, bem como a reduzir a pressão alta em estudos com animais.

6. Reduz a inflamação
O vinagre de maçã tem sido usado na medicina tradicional para a redução da dor e rigidez na artrite.

7. Alergias nasais
O vinagre de maçã pode ser usado para ajudar a acabar com o muco na sinusite, alergias ou infecções pós-virais quando consumido diariamente.

Benefícios bónus:
1. É anticancerígeno: este efeito foi estudado com ratos de laboratório e descobriram que a ingestão de vinagre reduz os casos de cancro no esófago.
2. Acalma dores de garganta: O vinagre ajuda a matar os germes que causam a dor de garganta. Basta gargarejar um pouco de vinagre de maçã com água morna quando começar a sentir os sintomas da dor de garganta.
3. Limpa a acne: devido às suas propriedades anti-bacterianas, pode ser usado como um remédio natural para a acne. Certos ácidos encontrados no vinagre de maçã podem esfoliar e suavizar a pele, o que equilibra os níveis de pH da própria pele.

Leia também:  É possível tratar o cancro sem destruir as células T?

Outros benefícios:
O vinagre de maçã é óptimo para a limpeza domésticas, tónico facial, gargarejo para o mau hálito, condicionador de cabelo, desodorizante natural, limpeza dos pés, clareador de dentes e lavagem de frutas e vegetais.

Inclua o vinagre de maçã na sua alimentação em:
-Saladas
-Maionese caseira
-Beber com um copo de água morna com as refeições principais (1 a 3 colheres de chá) – e pode adicionar mel
-Incluir em bebidas
-Adicionar à água mineral com gás (dá um sabor a maçã)

 

❤️ Se gostou deste artigo, partilhe-o com a sua família e amigos. Partilhar informação é um acto de amor.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários