5 benefícios surpreendentes dos cogumelos para a saúde

Partilha nas redes:

Alguma vez parou para apreciar esses pequenos fungos que estão no seu prato ou salada? Deveria comer mais cogumelos!

Embora os alimentos brancos sejam frequentemente considerados pobres em nutrientes, os cogumelos são uma excepção. Contêm muitos minerais, como selénio, potássio, cobre, ferro e fósforo, que geralmente não são encontrados em alimentos derivados de plantas.

Vamos conhecer seis razões pelas quais os cogumelos são poderosos para melhorar a sua saúde:

.1 Os cogumelos podem ajudar a mantê-lo jovem
Os cogumelos contêm uma concentração super alta de dois antioxidantes, ergothioneine e glutationa. Quando estes antioxidantes estão presentes ao mesmo tempo, trabalham para proteger o corpo contra o stresse fisiológico que causa sinais visíveis de envelhecimento.

.2 Os cogumelos podem proteger o cérebro
Os dois antioxidantes acima mencionados (ergothioneine e glutationa) também podem ajudar a prevenir Parkinson e Alzheimer, dizem os cientistas. É recomendado comer pelo menos cinco cogumelos por dia para reduzir o risco de doenças neurológicas no futuro. Cozinhe os cogumelos de forma a preservar melhor os seus benefícios nutricionais.

.3 Os cogumelos podem melhorar a memória
Outro benefício relacionado com os cogumelos é que o consumo de duas porções de cogumelos cozidos por semana pode reduzir as probabilidade de défice cognitivo leve.

.4 Os cogumelos podem ajudar na saúde do coração
Os cogumelos ajudam as receitas a terem um melhor sabor, pois contêm guanilato dissódico que contribui com um sabor salgado, sem causar problemas com a pressão arterial ou o risco de doenças cardíacas. Uma chávena inteira de cogumelos tem apenas 5mg de sódio. Os cogumelos também são um excelente e satisfatório substituto da carne vermelha em qualquer prato, eliminando calorias, gordura e colesterol.

.5 Os cogumelos ajudam a fornecer energia
Os cogumelos são ricos em vitaminas do complexo B: riboflavina (B12), ácido fólico (B9), tiamina (B1), ácido pantoténico (B5) e niacina (B3). Estas vitaminas ajudam o corpo a utilizar energia dos alimentos que consumimos e a produzir glóbulos vermelhos, que transportam oxigénio para todo o corpo

 

RELACIONADO:  Mais de 54% dos jovens sente tristeza e irritação pelo menos uma vez por semana

Como comer mais cogumelos
-Pique os cogumelos para combinar com a consistência da carne moída e misture-os na carne que está a cozinhar. É uma forma rápida e fácil de incorporar cogumelos nos seus hambúrgueres e bolonhesa.

-Corte uns cogumelos e misture-os com omeletes, quiches ou ovos mexidos.

-Adicione alguns cogumelos a massas, risotos ou assados, pois os cogumelos podem adicionar um óptimo sabor e textura a praticamente qualquer prato.

 

 

[via]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...