Quantcast

O vinagre mata germes e mofo? E a gripe? Bónus: 7 usos do vinagre

Conheça os 7 melhores usos para o vinagre no combate aos germes e mofo.

Se verificar a lista de ingredientes de produtos de limpeza caseiros, provavelmente irá encontrar vinagre nessa lista.

O vinagre é elogiado pelos seus efeitos desinfectantes e não tóxicos, mas muitas pessoas perguntam se realmente é bom para limpar superfícies da cozinha e casa de banho. O vinagre mata o mofo e os germes ou é realmente uma perda de tempo?

Há uma razão pela qual Hipócrates, pai da medicina, ter utilizado vinagres para combater infecções e outros problemas de saúde. O vinagre foi utilizado para ulcerações, tratar feridas e tosse.

Hoje, serve como uma alternativa mais segura para a desinfecção doméstica e algumas pesquisas indicam que o vinagre tem poderosos efeitos antifúngicos e antibacterianos.

O vinagre mata o mofo?
Um estudo publicado na American Society for Horticultural Science indica que o vinagre tem efeitos antimicrobianos nos fungos em várias aplicações. Foi demonstrado que o vapor de vinagre, por exemplo, evita a germinação de fungos.

Outro estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health descobriu que o vinagre, com 4% de ácido acético, teve um efeito inibidor no crescimento do fungo P. chrysogenum , normalmente encontrado em edifícios húmidos ou danificados pela água.

Então o vinagre mata o mofo? Estes estudos sugerem que o vinagre combate o crescimento do mofo.

O vinagre mata os germes (e gripe)?
Alguns estudos científicos mostram que o vinagre é eficaz no combate a micróbios em alimentos, às utilizado para matar bactérias na carne, fruta e legumes.

Um estudo publicado na American Society for Microbiology mostra que o ácido acético no vinagre é um desinfectante microbactericida eficaz e não tóxico que também terá efeito contra a maioria das outras bactérias.

E o vinagre pode matar os germes da gripe? Um estudo publicado em 2010 pela PLoS One descobriu que o vinagre diluído (com 4-8% de ácido acético) era uma meio adequado para desinfectar superfícies do vírus influenza A.

Com base neste estudo, o vinagre é uma forma eficaz de limpeza e combate aos germes em casa e no trabalho.

Os 7 melhores usos do vinagre
O vinagre é um produto de limpeza doméstico muito versátil, barato, livre de tóxicos e ecológico. Basta combinar vinagre branco destilado com água para criar um produto de limpeza doméstico com aplicação em várias superfícies.

A maioria de nós cresceu a ver as mães a utilizar produtos de limpeza comuns, mas o problema é que geralmente estes produtos comuns são tóxicos. Essas toxinas pode ser desreguladores endócrinos e podem causar sérios danos, possivelmente causando doenças.

1. Lavar a roupa
Já perguntou se o vinagre mata os germes? Bem, o vinagre branco destilado pode realmente remover resíduos nas suas roupas, manchas e germes. Também ajuda a amaciar as roupas.

Leia também:  TOP 5 óleos essenciais para cabelos naturalmente saudáveis

2. Mate os germes na cozinha
Do microondas e da pia aos balcões e pisos – o vinagre branco destilado e água morna podem ser utilizados para eliminar a sijidade e as bactérias da sua cozinha.

Experimente limpar o forno ou os seus utensílios de cozinha com este “detergente” não tóxico. Também pode adicionar vinagre na sua máquina de lavar louça para torná-la mais limpa e sem germes, ou colocar a máquina de café a trabalhar com vinagre no depósito para dissolver o calcário e os minerais.

3. Combata as bactérias e o calcário da casa de banho
Experimente esta mistura de vinagre de maçã, bicarbonato de sódio, sabão líquido e óleos essenciais antibacterianos, incluindo o tea tree, limão e laranja, para combater os germes e criar um excelente “detergente” totalmente natural, sem os efeitos tóxicos dos produtos de limpeza convencionais.

4. Limpar o pavimento de forma natural
Misture meia chávena de vinagre branco destilado e meio litro de água morna para criar um produto de limpeza para os pavimentos livre de tóxicos. Utilize-o para limpar pisos de azulejos em toda a sua casa, especialmente onde haja calcário, como a cozinha e a casa de banho.

Mas tenha especial cuidado com pisos de madeira, pois o vinagre é ácido e pode danificar a madeira.

5. Desodorizador de carpetes e removedor de manchas
Se tiver uma área que não cheire muito bem ou uma mancha no tapete ou carpete, talvez devido a urina de um animal doméstico, vinho, alimentos ou até de água, combine partes iguais de vinagre branco destilado e água e aplique na área em questão. Repita o processo se necessário. Depois de seco, aspire a área.

Se for um tapete colorido, faça primeiro um teste numa pequena zona mais escondida para garantir que não larga tinta.

6. Removedor de calcário
Pode utilizar vinagre branco destilado em muitas máquinas ou ferramentas de limpeza para remover o calcário, incluindo vaporizadores, humidificadores, máquinas de café, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, etc.

7. Spray antibacteriano
Experimente um detergente doméstico caseiro: 250ml de água, 120ml de vinagre branco destilado, 15 gotas de óleo essencial de melaleuca e 15 gotas de limão.

Coloque esta mistura um recipiente com spray e utilize-o em tapetes de ioga, bancadas, sanitas, paredes do chuveiro, etc.

Também pode adicionar bicarbonato de sódio à mistura anterior para tornar mais difícil a acumulação de gorduras e germes.

Os contras
Existem muitos ingredientes naturais que são seguros para misturar com o vinagre, mas há alguns que também devem ser evitados.

Leia também:  7 benefícios do vinagre de maçã para a nossa saúde

Lixívia e vinagre
O vinagre nunca deve ser misturado com lixívia. Quando a lixívia entra em contracto com produtos ácidos, como o vinagre, alguns produtos de limpeza de vidros, detergentes da louça e até mesmo produtos de limpeza de casas de banho, pode causar libertação de gás cloro.

A exposição a pequenas quantidades de gás cloro pode causar reacções adversas, como:
-Olhos a lacrimejar e a arder
-Irritação nos ouvidos, nariz e garganta
-Nariz a pingar
-Tosse
-Dificuldades respiratórias
-Dor e formação de bolhas (após contacto com a pele)

Se esteve exposto a gás cloro por um longo período, poderá sentir dor no peito, problemas respiratórios graves, vómitos, pneumonia e até morte!

Peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e vinagre
Embora separadamente o vinagre e a água oxigenada sejam seguros, misturados, podem causar efeitos adversos. A combinação de compostos pode causar irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A exposição a essa combinação também pode levar a problemas respiratórios, portanto, mantenha-os separados.

Bicarbonato de sódio e vinagre
É seguro combinar bicarbonato de sódio e vinagre numa solução de limpeza para usar de imediato. Mas não guarde uma solução que contenha os dois ingredientes, pois ela pode se tornar explosiva.

Quando terminar de utilizar a solução com os dois ingredientes, descarte o que sobrar.

Avisos a ter em consideração:
O vinagre é ácido, por isso pode ser irritante quando aplicado directamente na pele ou em algumas superfícies, como a madeira. É por isso que é comum diluir o vinagre branco destilado em água.

Conforme já falámos, não misture o vinagre com lixívia ou água oxigenada. Se misturar com bicarbonato de sódio, utilize a mistura imediatamente e descarte o restante.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários