Quantcast

Desintoxique o seu corpo de açúcar. Pela sua saúde.

Photo by Sharon McCutcheon from Pexels

Uma desintoxicação não consiste necessariamente em parar de comer ou fazer batidos detox. Também pode parar de comer comidas más para si. Isso é uma boa base para iniciar.

Durante muito tempo, a gordura era considerada o maior inimigo do corpo. Hoje sabemos que isso não é verdadeiro. O alimento que temos de eliminar o máximo possível é, na realidade, o açúcar.

Açúcar, um perigo para a nossa saúde
O açúcar não é apenas a principal causa da epidemia de obesidade que afecta o mundo inteiro, mas também está envolvido em muitas doenças, como doenças cardiovasculares, cancro, demência, diabetes do tipo 2, acne, infertilidade e impotência.

Açúcar, um consumo impressionante
Um português consome em média 31 quilos de açúcar por ano, ou cerca de 17 colheres de chá de açúcar por dia. No que toca às crianças a situação é muito pior.

Já um americano consome em média 69 quilos de açúcar por ano, ou cerca de 38 colheres de cá de açúcar por dia.

Resultados? Um quarto dos adolescentes são diabéticos ou pré-diabéticos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo de açúcar não deve ultrapassar os 10% das calorias por dia na dieta. Se um adulto consome 2500 Kcal, o consumo máximo de açúcar não deve ultrapassar as 62,5g que corresponde a cerca de cinco colheres de chá de açúcar.

Açúcar, um vício mais forte que a cocaína
O consumo excessivo de açúcar resulta das suas propriedades extremamente viciantes. É 8 vezes mais viciante que a cocaína. Portanto, ingerir açúcar não é apenas uma resposta a um distúrbio emocional alimentar; porque sabemos que o açúcar é reconfortante. O consumo excessivo de açúcar está associado a um distúrbio biológico. As nossas hormonas e neurotransmissores são a fonte desses desejos de açúcar e levam-nos a consumi-lo de uma forma completamente descontrolada.

Um estudo realizado na Universidade de Harvard comparou os efeitos do consumo de um batido com alto teor de açúcar com um batido com muito pouco açúcar. Os resultados são impressionantes! Além de aumentar os níveis de açúcar no sangue e insulina, o batido mais doce também provocou mudanças significativas no cérebro. Em particular, activa a parte do cérebro que responde aos vícios. O açúcar é, portanto, uma droga.

Desintoxique em 10 etapas

Deixe o pequeno-almoço cheio de açúcar
A quantidade de açúcar que consumimos de manhã indica ao corpo o nível de açúcar que ele vai precisar atingir durante o dia. Então, se tomar um pequeno-almoço muito doce, durante todo o dia vai desejar que o açúcar atinja essa quantidade.

Comece o seu dia com o pé direito com um saboroso pequeno-almoço feito de ovo, pão integral com sementes e se gostar, uma manteiga ou queijo fresco.

Não beba calorias
Bebidas que contenham açúcar devem ser evitadas. Beber bebidas açucaradas é como enviar uma dose de açúcar directamente para o fígado, responsável pelo metabolismo do açúcar. As bebidas açucaradas são calorias vazias, ou seja, não fornecem nutrientes, mas apenas calorias. Resultados? Vai querer comer mais e mais durante o dia.

Leia também:  As células cancerígenas são alimentadas por bebidas açucaradas, fazendo com que os tumores cresçam mais rapidamente

Aumente a sua proteína
Consumir proteínas em cada refeição é a chave para manter um baixo índice glicémico e um nível aceitável de insulina no sangue. Além disso, as proteínas são bons inibidores de apetite.

Bons hidratos de carbono
Não é necessário eliminar completamente os hidratos de carbono, apenas os maus. Todos os vegetais não amiláceos são essenciais para a sua saúde. Consuma vegetais verdes, diferentes famílias de brócolos, espargos, feijão verde, cogumelos, cebola, curgete, funcho, beringela, alcachofra, pimentão, etc.

Evite batatas, batata doce, abóbora, beterraba e qualquer grão com um índice glicémico mais alto.

Substitua o açúcar por gordura
Gordura não engorda. No entanto, o açúcar sim. Portanto, é essencial ingerir gorduras boas a cada refeição: nozes, sementes, azeite virgem-extra, óleo de coco, abacates e ómega-3. A gordura reduz o índice glicémico das suas refeições.

Esteja pronto para uma crise
Está com fome? Tenha sempre um lanche consigo. Opte por um lanche saudável e equilibrado à base de nozes, amêndoas, mirtilos, frutas secas ou chocolate negro com 90% cacau.

Beba (água!) à vontade
Não confunda o desejo de comer com sede. Antes de comer, beba um copo de água grande e veja se a fome passa.

Leia também:  Dicas para conseguir beber água facilmente

Esteja Zen
Quando está stressado, as suas hormonas entram em pânico e a fome é activada. Procure acalmar-se quando a pressão aumentar.

Combater a inflamação
A inflamação causa desequilíbrios no açúcar no sangue e aumenta a resistência à insulina que promove a diabetes. Intolerâncias ocultas em alimentos, como os lacticínios e o glúten, são uma importante fonte de inflamação. Substitua o leite de vaca por bebidas vegetais (amêndoa, coco, soja, avelã, arroz) e cereais brancos ricos em glúten por cereais integrais sem glúten (quinoa, castanha, trigo sarraceno, millet (milho-painço)).

Leia também:  As melhores alternativas vegetais ao leite de vaca

Durma bastante
Dormir 7 a 9 horas por noite é essencial para reduzir os desejos por açúcar. De facto, ficou provado que dormir pouco aumenta consideravelmente os desejos por comida e leva-nos a ir em direcção a alimentos açucarados.

Leia também:  Dormir menos de 8 horas por dia associado a mais ansiedade e depressão

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários