Open Source Sofware

Dicas para conseguir beber água facilmente

Partilha nas redes:

Todos temos intenções de beber mais água, mas nem sempre parece uma tarefa fácil.

Não importa o que façamos, parece que não conseguimos ingerir a quantidade de água aconselhável. Sentimo-nos mais lentos e cansados, a nossa pele não está tão brilhante e sentimo-nos mais confusos. Muitas vezes não nos lembramos de beber água.

Todos sabemos os benefícios de nos mantermos hidratados: diminui a fome, ajuda na manutenção do peso, pele e cabelos com melhor aparência, desintoxicação natural do corpo e pensamentos mais nítidos.

O nosso corpo é composto principalmente por água, e é a melhor bebida para saciar a sede porque não contém calorias, açúcares nem conservantes.

Então, por que é tão difícil beber água suficiente? Beber água pode ser entediante para algumas pessoas, mas não significa que isso tenha de continuar assim.

Vamos conhecer algumas dicas testadas e verdadeiras para aumentar a ingestão de água, e para que você possa aproveitar todos os fantásticos benefícios que a água nos oferece.

 

1- Defina uma meta
Pode parecer redundante e até pode dizer que já tentou este objectivo antes. A chave para estabelecer este objectivo é manter a água visível.

Comece com um recipiente grande (500 mililitros, 1 litro, 2 litros, etc). Mantenha este recipiente cheio e num local onde esteja ao alcance da sua visão, seja em casa ou no escritório. O objectivo é ter este recipiente como um lembrete ao longo do dia.

Estabeleça uma meta que todos os dias você beba 1, 2, 3 ou 10 recipientes desses. Utilize esse recipiente de água para encher os copos de água e conte quantas vezes você enche o recipiente grande. Isso vai dar uma referência fácil para ver como está a correr o dia.

 

2- Adicione sabor
Muitas vezes, beber água pode ser uma tarefa árdua, porque estamos acostumados a bebidas com sabor. E pior, quando estamos habituados a beber apenas refrigerantes para saciar a sede – aquelas bebidas inocentes cheias de calorias, açúcares e aditivos que tão mal fazem à nossa saúde.

Fazer infusões é uma óptima forma de fazer bebidas deliciosas e que ainda oferecem todos os benefícios da água pura. Adicionar frutas, ervas (como hortelã, alecrim ou manjericão), pepino, frutas cítricas ou melão pode ser uma excelente maneira de ingerir água.

As infusões vão ficando mais deliciosas à medida que o dia passa. Além de colher os benefícios que a água pura tem para nos oferecer, as infusões também vão fornecer extras em antioxidantes, vitaminas e minerais, dependendo dos ingredientes que juntar à água.

Pode comprar um jarro específico para infusões ou pode fazer a sua própria infusão num simples jarro grande. Tudo o que funcionar para si é óptimo. Continue a experimentar diferentes sabores e combinações para encontrar a receita ideal que o leve a beber água o dia todo. Evite o desejo de adicionar açúcar à sua infusão. Mesmo que no início custe um pouco, rapidamente vai habituar-se a não utilizar açúcar nas suas infusões.

 

RELACIONADO:  Insónias? Medite antes de dormir

3- Mantenha frio
Um copo de água fria geralmente é mais atraente que um copo de água morna. Adicione gelo à sua água e terá uma bebida tentadora para saciar a sede que grita “beba agora!”. Poderá utilizar uma abordagem semelhante às infusões e congelar frutas ou ervas em cubos de gelo e depois bastas adicioná-los à água.

Especialmente no verão, quando as temperaturas máximas podem atingir recordes, a água é a bebida ideal para refrescar. É fundamental encontrar um recipiente de água para viagens que mantenha a temperatura fria.

 

4- Utilize palhinhas
Surpreendentemente, muitas pessoas têm mais sucesso em beber muita água quando utilizam uma palhinha.

De forma a ser mais consciente a nível ambiental, utilize copos e palhinhas reutilizáveis.

 

5- Leve água consigo
Mantenha a água por perto o dia todo. Leve-a consigo no carro, para o trabalho, nas reuniões, no ginásio, no shopping e em todos os lugares. Pense na sua garrafa de água como uma extensão da sua roupa.

Ter a sua garrafa de água por perto vai eliminar qualquer desculpa para não beber água. Provavelmente ficará surpreso com a frequência com que sente sede quando tem a garrafa por perto em comparação com a pouca água que bebia antes de ter uma garrafa perto de si.

 

6. Utilize uma aplicação para smartphone
Continua a ser uma tarefa difícil beber mais água? Utilize uma aplicação para isso.

Inúmeras empresas criaram aplicações que utilizam formas criativas para gerir a nossa ingestão de água. Desde aplicações que doam uma certa quantia a instituições de solidariedade, a aplicações que o incentivam a cultivar uma bonita planta com base na ingestão de água diária.

Poderá criar uma competição saudável com os seus amigos e familiares, com uma aplicação para desafiar a “corridas aquáticas”. Existem óptimas maneiras de começar a beber mais água.

 

RELACIONADO:  A verdade sobre o flúor - os perigos de intoxicações

7. Crie lembretes
A maioria de nós funciona com um calendário virtual. Ao criar lembretes para beber água ao longo do dia, pode ficar mais descansado e despreocupado porque vai receber um lembrete para beber água.

Defina os lembretes para cada 60 minutos e seja específico. Se quiser beber 200 mililitros, adicione isso ao seu lembrete. Não se esqueça de se preparar para ter água por perto.

Quanto mais fácil for para beber água, menor será a probabilidade de você não cumprir o lembrete. Mantenha todo os itens necessários para praticar esta tarefa perto de si.

Muitas das nossas práticas quotidianas são hábitos. Se não está a beber água actualmente, tudo se resume a mudar esse hábito. Em breve a água será tudo o que você deseja beber. Preparar-se para o sucesso é a chave para criar novos hábitos. Tornar o novo comportamento fácil, viável e realmente adequado ao seu estilo de vida tornará muito mais provável a continuidade a longo prazo. Além disso, tenha em mente o quanto você se sentirá melhor quando estiver hidratado.

Sempre que estiver a criar um novo hábito, comece por pouco. Não morda mais do que você pode mastigar, por mais tentador que seja ir de zero a cem num dia. Quando estiver a criar um novo hábito para beber água, comece a ingestão de água por factores de 1 ou 2. Assim, terá sempre espaço para crescer e envoluir. Ser realista com o local em que se encontra neste momento e tomar medidas para chegar onde deseja chegar a longo prazo é exactamente o que o vai manter hidratado e sentir-se óptimo nos próximos anos.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...