6 benefícios da água com limão no seu corpo

Partilha nas redes:

 

Hoje em dia são muitos os nutricionistas e as pessoas em geral que falam sobre a água com limão. Não há dúvidas que os limões são bons, mas adicioná-los à água torna-os mais saudáveis?

Vai ficar surpreendido com o número de maneiras de ficar mais saudável com água e limão. Descubra os seus benefícios:

1. Promove a hidratação
O nosso corpo tem aproximadamente 60% de água, os nossos músculos 75% de água e o nosso cérebro 85%. Imagine o que acontece se não bebermos a quantidade de água suficiente. É como um motor que está a ficar sem óleo – a máquina começa a dar problemas!
A água é a melhor bebida para a hidratação, mas algumas pessoas não gostam do seu sabor. A adição de limão dá um sabor agradável à água e pode ajudar estas pessoas a ingerir uma quantidade maior de água.
Comece o seu dia, logo pela manhã, com um copo de água com limão.

2. Impulsionador do sistema imunitário
Os limões, e as frutas cítricas, são uma das melhores fontes de ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C que é, também, um antioxidante primário que ajuda a proteger as células dos radicais livres.
O nosso sistema imunitário depende da vitamina C para funcionar correctamente. Sem a quantidade suficiente de vitamina C, é incapaz de defender-se contra certas bactérias, vírus, germes, fungos e parasitas.
Provavelmente lembra-se da sua mãe dar sumo de laranja para combater um resfriado ou gripe, certo? A vitamina C não será um “remédio santo” contra os resfriados comuns, mas pode ajudar a reduzir tanto a gravidade quanto a sua duração.

3. Perda de peso
Este, na verdade, está mais próximo de um mito do que um facto. Existem benefícios para a perda de peso, mas a água com limão não é uma forma adequada para perder peso, nem um substituto para uma dieta saudável.

Reduz o apetite: Graças à pectina encontrada nos limões, é menos provável que você desenvolva desejos incontornáveis de comer. No entanto, a quantidade de pectina na água com limão é tão pequena que não impede que sinta fome. Na melhor das hipóteses vai atrasar a fome por algum tempo.

Estimula o metabolismo: Beber mais água ajudará a aumentar o seu metabolismo, gastando aproximadamente mais 100 calorias por dia. No entanto, o limão tem pouco a ver com isso. É simplesmente o facto de aumentar a ingestão de água que beneficia o seu metabolismo.

Poucas calorias: O sumo de limão tem apenas 29 calorias por 100 gramas. Ou seja, um copo de água com limão tem menos de 10 calorias, sendo uma bebida ideal e saborosa para a dieta em detrimento de um refrigerante.

4. Barriga inchada e obstipação
São um problema nos dias de hoje, graças à ampla gama de produtos químicos e aditivos utilizados na fabricação dos alimentos e bebidas que ingerimos. Estes químicos fazem com que os nossos corpos retenham água, levando ao inchaço.
É aqui que entra o sumo de limão. Sendo um diurético, significa que estimula a eliminação saudável da água através da urina. Ao aumentar a produção de urina, reduz a quantidade de água no nosso corpo. Efectivamente evita o inchaço e a retenção de água. Além disso, reduz o risco da retenção excessiva de água provocar pressão alta e prejudicar a função cardíaca. É, definitivamente, uma boa razão para adicionar a água com limão à sua dieta.
Beber água morna com limão assim que acordar, ajuda a prevenir a obstipação e a fazer com que o seu sistema digestivo começar a trabalhar, ajudando a eliminação de resíduos.

5. Refresca o hálito
Já esfregou um limão nas mãos para se livrar do cheiro do alho ou de algum outro odor forte? Este mesmo remédio popular pode aplicar-se ao mau hálito causado pela ingestão de alimentos fortes como o alho, cebola ou peixe.
Pode evitar o mau hálito bebendo um copo de água com limão depois das refeições e logo pela manhã. O limão é um potente anti-séptico, estimula a produção de saliva e a água mantém a boca húmida evitando o mau hálito causado por bactérias.

Atenção: o ácido cítrico pode desgastar o esmalte dos dentes. Se você bochechar a boca com água com limão espere algumas horas antes de escovar os dentes.

6. Ajuda a prevenir pedra nos rins
O citrato, um componente do ácido cítrico nos limões, torna a urina menos ácida e pode mesmo quebrar pequenas pedras. Beber água com limão não só lhe dá citrato, mas também água que é fundamental para ajudar a prevenir ou eliminar pedras nos rins.

Photo by rawpixel.com from Pexels

7. BÓNUS
Como fazer a sua própria água com limão

Os benefícios reais da água com limão vêm de casa parte do limão, não apenas do sumo. Isso inclui o óleo e a fibra da polpa. Fazer a água com limão apropriada demora um pouco mais do que você espera.

Passo 1: Corte 2/3 limões em fatias finas.
Passo 2: Coloque as fatias de limão num jarro de 2 litros. Vale a pena fazer uma quantidade maior de uma só vez.
Passo 3: Encha o jarro com água potável e coloque-o no frigorífico.
Passo 4: Deixe repousar no frigorífico por 3 a 4 horas para garantir que o máximo de nutrientes do limão foram extraídos.
Passo 5: Sirva e aproveite!

Se desejar tornar a sua água com limão mais rica e com mais sabor pode adicionar:
– Algumas folhas de hortelã
– Uma colher de chá de mel
– Uma fatia de gengibre fresco
– Uma pitada de canela
– Uma pitada de açafrão.
– Algumas fatias de laranja
– Algumas fatias de pepino

Atenção: Lave sempre bem os produtos antes de os fatiar e usar.

Manter-se hidratado é essencial para uma boa saúde.

 

RELACIONADO:  Porque é que temos mais fome quando emagrecemos?

[via][via]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...