10 razões para beber café todos os dias

Partilha nas redes:
Tempo de leitura: 5 min.

 

Para muitas pessoas as manhãs não ficam completas sem aquele cheiro maravilhoso de grãos torrados. Algumas pessoas dizem que o café é mau para a saúde. Agora temos uma base cientifica para discordar. Cientistas europeus descobriram que beber café promove a saúde, e não o contrário.

1. Motor matinal – Quase todo o mundo sabe que um café de manhã ajuda a acordar e ficar mais alerta. Mas como é que o café tem este efeito? Estudos mostram que a cafeína estimula directamente a medula espinhal e o córtex cerebral, fazendo com que as pessoas se sintam mais alerta. A cafeína também ajuda a “movimentar”, estimulando e provocando contracções nos intestinos, eliminando assim os resíduos tóxicos do corpo do dia anterior. Se se sentir um pouco obstipado, tome uma chávena de café. isso ajudará a sua parte inferior a relaxar.

2. Amigo pré-treino – Os cientistas mostraram às pessoas que tomar uma chávena de café antes de fazer exercício físico ajuda a prolongar o tempo no ginásio. Este superalimento ajuda a bloquear substâncias químicas que causam cansaço muscular durante actividades físicas intensas.

3. Analgésico natural – altas concentrações de café, como um expresso duplo, podem ajudar as mulheres a tolerar mais a dor. Em Londres, cientistas do Goldsmiths College, descobriram que o consumo de 250mg de cafeína ajuda a aumentar os limiares da dor. Essa quantidade de cafeína aumenta a pressão arterial, que pode ser a razão para a melhoria da tolerância à dor. Ao contrário dos homens em que a cafeína não tem o mesmo efeito.
A combinação de cafeína e aspirina revela-se muito mais eficaz do que apenas aspirina para as dores de cabeça. A cafeína ajuda a absorver a maioria dos analgésicos mais rapidamente, o que explica o facto de alguns medicamentos incluírem cafeína na sua composição.

4. Ajuda a perder peso – Uma vez que a cafeína ajuda você a se exercitar por mais tempo, certamente vai acabar com as gordurinhas. Há uma razão científica: ácidos clorogénicos. Estes ácidos ajudam o corpo a diminuir a absorção de carboidratos e açúcares e a acelerar o metabolismo.

5. Asmáticos, não tenham medo – A cafeína não só faz com que você se sinta mais desperto, mas também ajuda a respirar melhor. Agindo como um dilatador brônquico, a cafeína pode ajudar os asmáticos a respirar mais facilmente durante um ataque leve. É semelhante à teofilina, uma droga que abre as vias aéreas nos pulmões.

6. Cancro – Os consumidores regulares de café estão com sorte. O café pode ajudar a combater doenças do fígado e cancro. Um estudo publicado em 2017 sugere que as pessoas que bebam uma chávena de café por dia, têm 20% menos probabilidade de desenvolver cancro do fígado e beber 2 chávenas por dia, reduz o risco em 35%. Outros estudos mostram que beber 5 chávenas por dia reduz o risco de cancro do fígado em 50%. A cafeína é um antioxidante natural e pode, também, ajudar a reduzir em 50% o risco de cancro na boca, protegendo contra tumores na boca, independentemente da pessoa ser um fumador ou alcoólico.

7. Melhora a memória – Estudos do Instituto de Informação Científica sobre o Café relatam que o consumo moderado de café pode reduzir o declínio cognitivo em homens e mulheres. Ao manter seu cérebro e corpo activos, é mais fácil para uma pessoa absorver informações e retê-las, exercitando o cérebro à medida que as pessoas passam o dia. A maioria dos estudos indica que o consumo de café ao longo da vida está associado a um menor risco de desenvolver Alzheimer.

8. Felicidade – A depressão é um grave distúrbio mental que impede uma pessoa de experienciar o melhor da vida. Um estudo da Universidade de Harvard em 2011 indica que as mulheres que bebiam quatro ou mais chávenas de café por dia tinham 20% menos risco de depressão.

9. A fonte da juventude – Todos procuramos formas de prolongar a vida, e isto pode ser a solução. Beber 3 chávenas de café por dia, pode ajudar a prolongar a vida, conforme relatado por cientistas britânicos. Descobriram a ligação entre o café e a redução significativa de doenças humanas que diminuem a longevidade da nossa vida. O café,e não a cafeína, reduz a inflamação e estimula o sistema imunitário.

10. Não desidrata – Há quem diga que o café desidrata – pessoas, isto é um mito! Estudos realizados em 50 homens saudáveis que beberem 4 copos de água por dia durante três dias e depois mudaram para 4 canecas de café por dia pelo mesmo número de dias, ou vice-versa, mostram que os níveis de hidratação são os mesmo quando bebiam água e quando bebiam café.

 

Agora tem 10 razões para beber essa 3ª ou 4ª chávena de café hoje.
Não importa se o seu café é preto (como a noite) ou doce (como o pecado), o importante é que o café é bom para si.

 

[via][photo]

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Partilha nas redes:

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.