Quantcast

Chá quente associado a maior risco do cancro do esófago

 

Beber chá a altas temperaturas está associado a um maior risco de cancro do esófago em indivíduos que também consomem bebidas alcoólicas e fumadores, demonstrou um estudo.

Conduzido por Jun Lv, do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Pequim, China, e equipa, o estudo teve por base a análise do consumo de chá muito quente e a incidência de cancro do esófago em 456,155 chineses, com idades compreendidas entre os 30 e os 79 anos de idade e que foram seguidos durante uma média de 9,2 anos.

Além de ser a maior consumidora de chá, a China é também o país com uma das maiores incidências de cancro do esófago. Os homens chineses apreciam particularmente chá quente, mas também fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Durante o período de acompanhamento, 1,731 participantes foram diagnosticados com cancro do esófago.

Foi verificado que os consumidores de chá muito quente e que também fumavam e consumiam bebidas alcoólicas em excesso apresentavam um risco cinco vezes maior de desenvolverem cancro do esófago em comparação com indivíduos que não possuíam nenhum daqueles três hábitos.

Leia também:  Basta um cigarro por dia para aumentar significativamente o risco cardiovascular

Foi também verificado, no entanto, que aquela associação não se verificava em quem não consumia bebidas alcoólicas em excesso, nem fumava e bebia chá muito quente.

Segundo os investigadores, fumar e consumir bebidas alcoólicas, assim como os compostos químicos e os efeitos térmicos adversos do consumo de chá quente, fazem complicar consideravelmente a associação entre beber chá e o risco de cancro.

Mediante os resultados observados, os investigadores sugerem que poderá ser benéfico para os indivíduos que fumem ou abusem de bebidas alcoólicas deixarem de beber chá quente.

 

Via: Estudo publicado na revista “Annals of Internal Medicine”, Photo by freestocks.org from Pexels, Artigo

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários