A massa parece ser saudável e ainda fazer emagrecer

PUBLICIDADE

 

Os hidratos de carbono são normalmente responsabilizados quando ganhamos uns centímetros a mais na cintura. E ainda pela epidemia de obesidade global da actualidade.

No entanto, isto poderá não se verificar com a massa, indicou um novo estudo. E isto poderá ser devido ao simples facto de este alimento apresentar um baixo índice glicémico, o que significa que causa pequenas subidas nos níveis de glicose no sangue, ao contrário da maioria dos hidratos de carbono refinados, que são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea.

Conduzido por uma equipa de investigadores do Hospital St. Michael, Canadá, o estudo consistiu numa revisão sistemática e meta-análise de toda a evidência resultante de ensaios clínicos randomizados.

A equipa conseguiu identificar 32 ensaios clínicos randomizados, que envolveram 2.448 indivíduos que tinham consumido massa em vez de outros hidratos de carbono, como parte de uma alimentação saudável e com um baixo índice glicémico.

Os participantes no estudo consumiram uma média de 3,3 porções de massa por semana, em vez de outros hidratos de carbono. Uma porção consiste em cerca de meia caneca de massa cozinhada. Verificou-se que os participantes perderam cerca de meio quilo de peso ao longo de uma mediana de seguimento de 12 semanas.

“O estudo descobriu que a massa não contribuiu para engordar ou fazer aumentar a gordura corporal”, afirmou John Sievenpiper, médico e cientista que participou neste estudo.

“Com efeito, a análise na verdade demonstrou uma pequena perda de peso. Assim, contrariamente aos receios, talvez a massa possa ser parte de uma dieta saudável como uma dieta com baixo IG [índice glicémico]”, explicou o investigador.

Perante os resultados, os investigadores consideram que podem afirmar que a massa não exerce um efeito adverso sobre o peso quando consumida como parte de uma dieta saudável.

 

Via: Estudo publicado na “BMJ Open”, artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.