Qual o peso saudável para o seu gato?

Partilha nas redes:

Sabe se o seu felino necessita de emagrecer? Gato gordinhos são tão comuns que você nem percebe que o seu felino está do mesmo lado. Mas os gatos com peso acima do adequado ou obesos superam os que têm um peso saudável.

É um assunto para levar a sério. Mesmo uns quilinhos extra pode fazer com que o seu gato tenha uma probabilidade maior de ter alguns problemas de saúde, como diabetes tipo 2, artrite, etc. Evitar o excesso de peso faz com que seja mais saudável e feliz.

Peso ideal para gatos
A maioria dos gatos domésticos devem pesar cerca de 4.5 quilos, embora este peso possa variar consoante a raça e a estrutura. Um gato Siamês pode pesar menos de 2.2 quilos, enquanto um Maine Coon pode pesar 11 quilos e ser saudável.

O seu veterinário pode informá-lo se o seu gato está com excesso de peso, mas há alguns sinais que você pode procurar por conta própria. Os gatos devem ter aquela figura de ampulheta quando você está a olhar para eles, não devem ter uma barriga pendurada, e você deve ser conseguir sentir as suas costelas.

Como manter o peso ideal
Os veterinários dizem que o ganho de peso dos gatos geralmente resume-se ao tipo e à quantidade de alimentos com que são alimentados, juntamente com o sedentarismo comum.

Quando os gatos estão entediados pensam em ir comer. Se não encontrarem comida nas suas tigelas, vão implorar aos tutores por mais comidinha. E quando os gatos choramingam, muitos tutores cedem para manter os seus felinos de estimação felizes.

Mas é possível prevenir ou reduzir o excesso de peso:
-Substitua a ração seca por enlatados/húmidos, que tendem a ter mais proteínas e menos hidratos de carbono. Os alimentos enlatados também são uma boa forma de definir refeições distintas para o seu animal de estimação. Muitos gatos ganham peso quando os donos deixam uma tigela de ração seca para que possam comer o dia todo.

-Reduza as guloseimas. Os sentem-se felizes com outras recompensas, como umas brincadeiras consigo. Brincar com o seu gato também faz com que ele se sinta mais activo e menos deprimido.

-Deixe o seu gato trabalhar e se esforçar pela sua comida. Os veterinários dizem que os gatos são mais saudáveis e mais calmos quando os seus tutores usam “quebra-cabeças”, em que o gato teve que se exercitar e manipular para obter uma recompensa. Os “quebra-cabeças” diminuem a velocidade das suas refeições enquanto tentam explorar os seus instintos naturais de caça.

-Se tiver mais do que um gato, poderá ser necessário alimentar o gato com excesso de peso numa divisão separada ou colocar a comida do gato com peso saudável num local mais alto, onde o outro gato não consiga chegar.

Antes de colocar o seu gato em dieta, leve-o ao veterinário para um exame físico para se certificar de que ele não tem nenhum problema adjacente. Pode ser o suficiente substituir a ração livre durante todo o dia por refeições definidas. Mas pode ser necessário mudar para uma alimentação de dieta especial que tenha mais proteínas, vitaminas e minerais para o seu patudo mais gordinho.

Seja paciente – se o objectivo é o seu gato perder um quilo, pode levar mais de 6 meses, até um ano. É muito lento. Não se preocupe se o seu gatinho está a ficar mais gordinho. O seu veterinário pode ajudar. Se o seu gato está mais gordinho, não significa que eles vão morrer de doença cardíaca.

 

RELACIONADO:  Por que os gatos ronronam?

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...