12 alimentos que deve comer se sofre de prisão de ventre

Image: Rickyunic | Icons: Darius Dan
Tempo de leitura: 4 min.

Uma das principais causas da obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre, é a lenta circulação de alimentos no intestino, podendo ser causada pelo envelhecimento, inactividade física, ingestão insuficiente de líquidos, stresse ou falta de alimentos ricos em fibras.

Se não costuma evacuar com regularidade, provavelmente toma ou já tomou laxantes, suplementos de fibra e amolecedores de fezes. A verdade é que pode conseguir isso de forma mais natural adicionando alguns alimentos à sua dieta. Vamos conhecer 12 alimentos para regular o movimento do intestino.

1) Lentilhas
As lentilhas são ricas em fibra, o que as torna uma excelente escolha para aqueles que lidam com obstipação. Uma porção de 99 gramas de lentilhas cozidas fornece 8 gramas de fibra.

As lentilhas estimulam a produção de ácido butírico, um tipo de ácido graxo que regula o movimento do intestino e o butirato acelera o trânsito intestinal. As lentilhas dão sabor às suas saladas e sopas com inúmeros benefícios para a sua saúde.

2) Batata doce
As batatas doces são ricas em minerais e vitaminas e contêm muita fibra. Uma batata doce de tamanho médio de 114 gramas contém 4 gramas de fibra insolúvel, incluindo pectina, lignina e celulose.

As batatas doces promovem o movimento intestinal e um estudo de 2016 descobriu que os pacientes diagnosticados com leucemia que fizeram quimioterapia apresentavam menos desconforto causado pela obstipação em 4 dias.

Existem muitas formas de usar a batata doce entre cozidas, assadas ou refogadas. Até mesmo para substituir a batata frita.

3) Figos
Os figos são ricos em fibras e uma porção de 75 gramas de figos secos contém 7,5 gramas de fibra ou 30% da dose diária recomendada.

4) Kefir
Kefir é uma bebida láctea fermentada rica em probióticos. Os probióticos melhoram a consistência das fazes, aumentam a frequência e reduzem o tempo de trânsito intestinal promovendo a regularidade das fezes.

Pode utilizá-lo em molhos para saladas e smoothies.

5) Alcachofras
Os prébióticos na alcachofra melhoram a digestão e proporcionam regularidade das fezes. Alimentam bactérias saudáveis no cólon e melhoram a saúde intestinal.

A alcachofra alivia os sintomas do síndrome do intestino irritável e normaliza os trânsito intestinal.

6) Ruibarbos
O ruibarbo tem um efeito laxante e contém fibra. Ambos são importantes para as suas fezes. Um caule de ruibarbo de 51 gramas fornece 1 grama de fibra insolúvel.

Adicione o ruibarbo aos seus pratos assados, iogurtes ou farinha de aveia.

7) Feijões
O feijão é rico em fibra. Uma porção de 86 gramas fornece 7,5 gramas de fibra, e 91 gramas de feijão branco fornece 9,5 gramas de fibra. Os feijões contém fibras solúveis e insolúveis.

Utilize o feijão nas suas sopas, acompanhamentos ou molhos.

8) Pêras
As pêras ajudam a aliviar a obstipação devido ao seu teor de fibra. Uma pêra de 178 gramas de tamanho médio tem 6 gramas de fibra ou 24% da dose diária recomendada.

9) Sementes de linhaça
As sementes de linhaça ajudam a evacuar regularmente. Uma porção de 10 gramas contém 3 gramas de fibra solúvel e insolúvel. Aceleram o trânsito intestinal e podem ser utilizadas no tratamento de diarreias e obstipação.

10) Kiwis
Uma porção de 76 gramas de kiwi fornece 2,3 gramas de fibra. Os kiwis aumentam o movimento no intestino e soltam as fezes. Não vai necessitar de laxantes e o seu desconforto vai desaparecer.

Pode adicionar kiwis aos seus batidos para um deleite rico em fibras.

11) Ameixas secas
As ameixas agem como laxantes naturais. Contêm sorbitol, e 28 gramas de ameixas fornecem 2 gramas de fibra.

O corpo não digere facilmente o sorbitol. Alivia a obstipação amolecendo as fezes, melhora a consistência e aumenta a frequência.

Utilize as ameixas na sua salada ou arroz. Também pode beber um copo de sumo de ameixa, sem adição de açúcar, para minimizar a obstipação.

12) Maçãs
Uma porção de 149 gramas de maçãs fornecem 4 gramas de fibra. A fibra não é digerida no intestino e promove o movimento regular do intestino.

A pectina acelera o tempo de trânsito intestinal e alivia a obstipação, aumentando o nível de bactérias amigáveis no trato digestivo.

Alimentos ricos em fibras aliviam o seu problema. As fibras solúveis e insolúveis fazem maravilhas no seu corpo. Estes alimentos são facilmente consumidos e não necessitam de nenhum preparo especial. Utilize aquele que funciona melhor para o seu intestino e alivie a obstipação naturalmente sem utilizar nenhum laxante.

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.