Quantcast

Levedura nutricional: o queijo vegan que precisa na sua vida

Tem um sabor quase igual ao queijo parmesão, mas sem o sal.

 

O que é extravagante, saboroso e realmente bom para si? Não, não são pipocas. A levedura nutricional – o superalimento saudável que os vegans adoram há muito tempo – tem um sabor muito melhor do que o aspecto pode transmitir.

O que é a levedura nutricional?
A maioria das leveduras nutricionais são uma forma inactiva e seca de Saccharomyces cerevisiae, uma espécie de levedura que é utilizada para assar pão e fazer cerveja. No entanto, a levedura nutricional é desactivada com o calor durante o processamento. A maioria das versões que encontrará nas lojas também estão enriquecidas com ácido fólico e vitamina B12. A levedura nutricional tem um sabor a queijo, noz e quase salgado, mesmo que não contenha sódio.

A levedura nutricional é boa para mim?
A levedura nutricional fornece mais de 100% da dose diária recomendada de vitaminas do complexo B, como a tiamina, riboflavina e niacina, além de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 – factores cruciais para ajudar a converter alimentos em energia e manter um metabolismo normal.

Se a levedura nutricional não é o seu estilo, não se preocupe: pode encontrar estas vitaminas noutros alimentos, como carne, frutos do mar, lacticínios, vegetais e grãos integrais. Dito isto, o fermento nutricional é especialmente útil para vegetarianos, vegans ou qualquer pessoa que necessite de cuidados extra com o consumo de sódio.

Leia também:  Dieta saudável poderá não cortar os malefícios do sal

Onde posso comprar a levedura nutricional?
Em Portugal, ainda é difícil encontrar este produto à venda. No entanto, existe uma marca de levedura nutricional à venda nas lojas do grupo Celeiro. Em alternativa, poderá recorrer à Internet para procurar outras lojas online que tenham este produto. Esperamos que rapidamente surjam alternativas no mercado para este tipo de produto.

 

Quais são os efeitos secundários da levedura nutricional?
Como a levedura nutricional contém muita fibra – quase 10% do seu valor diário recomendado com apenas 2 colheres de sopa, é possível que comer muita levedura nutricional possa provocar dores de estômago. É melhor começar com apenas alguns flocos de levedura se não estiver habituado a uma dieta rica em fibras.

Como posso utilizar a levedura nutricional?
Polvilhe a levedura nutricional em qualquer coisa, em vez de queijo, uma vez que é essencialmente “parmesão” em pó.

Experimente em:
-Saladas
-Legumes
-Ovos
-Batatas
-Pipocas
-Pizza
-Massa
-Biscoitos

Leia também:  Vegano vs Vegetariano - Quais são as diferenças?

Faça as suas próprias experiências e desfrute de todo o sabor da levedura nutricional, sem se sentir culpado.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários