Open Source Sofware

Levedura nutricional: o queijo vegan que precisa na sua vida

Partilha nas redes:

Tem um sabor quase igual ao queijo parmesão, mas sem o sal.

 

O que é extravagante, saboroso e realmente bom para si? Não, não são pipocas. A levedura nutricional – o superalimento saudável que os vegans adoram há muito tempo – tem um sabor muito melhor do que o aspecto pode transmitir.

O que é a levedura nutricional?
A maioria das leveduras nutricionais são uma forma inactiva e seca de Saccharomyces cerevisiae, uma espécie de levedura que é utilizada para assar pão e fazer cerveja. No entanto, a levedura nutricional é desactivada com o calor durante o processamento. A maioria das versões que encontrará nas lojas também estão enriquecidas com ácido fólico e vitamina B12. A levedura nutricional tem um sabor a queijo, noz e quase salgado, mesmo que não contenha sódio.

A levedura nutricional é boa para mim?
A levedura nutricional fornece mais de 100% da dose diária recomendada de vitaminas do complexo B, como a tiamina, riboflavina e niacina, além de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 – factores cruciais para ajudar a converter alimentos em energia e manter um metabolismo normal.

Se a levedura nutricional não é o seu estilo, não se preocupe: pode encontrar estas vitaminas noutros alimentos, como carne, frutos do mar, lacticínios, vegetais e grãos integrais. Dito isto, o fermento nutricional é especialmente útil para vegetarianos, vegans ou qualquer pessoa que necessite de cuidados extra com o consumo de sódio.

Onde posso comprar a levedura nutricional?
Em Portugal, ainda é difícil encontrar este produto à venda. No entanto, existe uma marca de levedura nutricional à venda nas lojas do grupo Celeiro. Em alternativa, poderá recorrer à Internet para procurar outras lojas online que tenham este produto. Esperamos que rapidamente surjam alternativas no mercado para este tipo de produto.

 

RELACIONADO:  Consumo de iogurte pode reduzir risco cardiovascular

Quais são os efeitos secundários da levedura nutricional?
Como a levedura nutricional contém muita fibra – quase 10% do seu valor diário recomendado com apenas 2 colheres de sopa, é possível que comer muita levedura nutricional possa provocar dores de estômago. É melhor começar com apenas alguns flocos de levedura se não estiver habituado a uma dieta rica em fibras.

Como posso utilizar a levedura nutricional?
Polvilhe a levedura nutricional em qualquer coisa, em vez de queijo, uma vez que é essencialmente “parmesão” em pó.

Experimente em:
-Saladas
-Legumes
-Ovos
-Batatas
-Pipocas
-Pizza
-Massa
-Biscoitos

Faça as suas próprias experiências e desfrute de todo o sabor da levedura nutricional, sem se sentir culpado.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...