Quantcast

O milho é um vegetal, um fruto ou um grão?

O milho não é só um vegetal, já que diferentes partes deste alimento popular também são consideradas frutas e grãos.

Nada completa uma boa experiência cinematográfica como um balde de pipocas doces ou salgadas. Em churrascos, saladas, cremes, bolinhos ou até gelados (sim, existe mesmo gelado de milho), são apenas algumas formas pelas quais o milho é uma cultura e apreciado em todo o mundo.

Como acontece com qualquer tipo de alimento, as pessoas tentam categorizar o milho, chamando-o de vegetal. Mas é verdade? Acontece que diferentes partes da planta do milho, em diferentes formas, também são consideradas grãos e frutos. Isso pode parecer impossível, mas vamos aprofundar um pouco mais.

O que são frutas, vegetais e grãos?
Quando olhamos para uma banana, um buquê de brócolos e um saco de farinha, é muito fácil classificá-los como uma fruta, um vegetal e um grão. No entanto, alguns alimentos são um pouco mais difíceis de categorizar e alguns pertencem a mais de um grupo, portanto, vamos definir os detalhes básicos.

Fruto: formalmente, um fruto é a estrutura portadora das sementes de uma planta com flor, formando-se a partir do ovário da planta. Geralmente estes podem ser comidos na sua forma crua, e dependem de animais e humanos para a dispersão das sementes, após o fruto ser consumido.

Vegetais: os vegetais são partes das plantas consumidas regularmente por animais e humanos, incluindo folhas, caules, raízes e sementes. Essa classificação também inclui frutas e flores de forma ampla, portanto, embora toda a fruta seja um vegetal, nem todo o vegetal é tecnicamente uma fruta.

Leia também:  Glúten: Tolerar a intolerância

Grãos: os grãos são sementes pequenas, duras e secas produzidas por culturas de grãos, como trigo, arroz, milho, soja, entre outros. Os cereais e as leguminosas são os dois principais tipos de grãos. Os grãos secos podem ser transformados em farinhas diferentes e pensados para obter o seu óleo rico em nutrientes.

Milho: uma cultura inclassificável
Agora que percebemos as definições formais de frutas, vegetais e grãos, vamos olhar novamente para o milho, a planta que desafia a classificação.

Quando olhamos para uma espiga de milho, pouco antes de dar uma dentada, verá que ela tem centenas de grãos individuais, cada um dos quais com uma parede de fruta (pericarpo) conectada ao revestimento das sementes do interior. Embora muitas pessoas pensem erroneamente que cada grão é uma semente, eles são frutos pequenos.

0

É por isso que vários alimentos que as pessoas consideram vegetais são, na verdade, frutas, como os tomates e o abacate.

Finalmente, quando o milho é seco é considerado um grão, porque é a combinação do fruto e da semente numa única estrutura e pode ser triturado até formar farinha ou cozinhado até se transformar em pipocas.

Leia também:  Brócolos podem ajudar a combater o cancro colorrectal

Então, podemos concluir que o milho é um vegetal, um grão e uma fruta. Mas não importa em que categoria se enquadra porque o milho é bom para a nossa dieta saudável. Mesmo a pipoca simples pode ser saudável quando preparada sem óleo, manteiga, sal ou açúcar.

5 1 voto
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

5 1 voto
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários