Ikigai: o segredo Japonês para uma vida longa, feliz e saudável

Partilha nas redes:

Ikigai é um conceito originário de Okinawa, uma ilha japonesa, com a maior população centenária do mundo.

Qual é o motivo de acordarmos todas as manhãs? Qual é o significado da vida? Por que não nos suicidamos?
Estas são perguntas que pensamos ou temos de responder em algum momento das nossas vidas pessoais ou profissionais. Se conseguir responder a estas perguntas, já encontrou o seu ikigai.

O conceito japonês de ikigai responde a essas perguntas, encontrando a nossa razão de ser. Então, o que é exactamente o ikigai? Como podemos utilizar as suas lições para encontrarmos significado e felicidade nas nossas vidas?

O ikigai é a nossa “raison d’être (razão de existir)”, um estilo de vida na procura de equilibrar o espiritual com o prático. Esse equilíbrio converge no cruzamento das suas paixões e talentos para as coisas que o mundo necessita e está disposto a pagar. É a paixão e o talento que temos que dão sentido aos nossos dias e nos levam a partilhar o melhor de nós próprios com o mundo.

 

 

O ikigai é a convergência de quatro elementos principais – paixão, vocação, missão e profissão.

Quer encontrar o seu ikigai? Faça a si próprio as seguintes quatro perguntas:
1. O que amamos? (a nossa paixão)
2. Em que somos bons? (a nossa vocação)
3. O que é que o mundo necessita? (a nossa missão)
4. Pelo que podemos ser pagos? (a nossa profissão)

Diz-se que descobrirmos o nosso próprio ikigai traz satisfação, felicidade e faz-nos viver mais. […continua na próxima página…]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...