Por que os gatos ronronam?

Partilha nas redes:

Photo by Sabri Tuzcu on Unsplash

 

O ronronar é o som mais comum dos gatos. Sim, os gatos ronronam quando estão contentes. Mas não deve presumir que o ronronar significa que o seu gato está de bom humor. Os gatos também ronronam para comunicar outras emoções e necessidades.

Para nós, amantes de gatos, não há nada melhor do que um gato enrolado no nosso colo, satisfeito e feliz a ronronar.

Se você pegar no gato e segurá-lo, ele ronrona porque gosta ou porque está nervoso? Embora você nunca saiba exactamente o que o seu gato está a dizer quando ele ronrona, vamos conhecer as razões para que possa fazer uma suposição mais informada sobre a razão do ronronar do seu gato.

 

Como é que os gatos ronronam?
O ronrono felino é produzido através da laringe e o diafragma. O ronronar acontece durante a inspiração e a expiração, e com uma frequência vibracional entre os 25 e 150 Hertz. Em teoria, estas frequências melhoram a densidade óssea e promove a cicatrização de ossos e músculos.

Talvez seja por isso que, segundo ditados populares, os gatos têm 9 vidas.

 

Quando os gatos ronronam?

  • Está feliz
    O seu gato parece estar relaxado: pode estar deitado, olhos semicerrados e cauda quase imóvel. Se ele está a ronronar, é seguro assumir que está num lugar feliz. Este ronronar significa uma grande felicidade.
  • Está com fome
    Alguns gatos ronronam quando é hora das refeições. Cientistas britânicos estudaram os sons que os gatos fazem quando estão com fome e quando a comida não está na sua mente. Os ronronos não soam da mesma forma.
    Quando os gatos ronronam por causa da comida, eles combinam um ronronar normal com uma espécie de grito desagradável ou um miado, um pouco como o choro de um bebé humano. Os especialistas descobriram que as pessoas podem conseguir perceber as diferenças entre os ronronos, mesmo que não sejam tutores de gatos.

  • Conexão com a mãe
    Os gatinhos bebés podem começar a ronronar com apenas alguns dias de vida. É, provavelmente, uma maneira de indicar às mães onde eles estão ou que estão bem.
    O ronronar também ajuda um gatinho bebé a relacionar-se com a sua mãe. As mães, usam o ronronar como uma canção de embalar.

  • Socorro
    Mesmo que o ronronar seja enérgico, muitos gatos ronronam quando se lesionam ou simplesmente quando sentem dor. Então, o que faz este esforço extra valer a pena?
    Pode ser simplesmente uma maneira de um gato se acalmar, como uma criança que chucha no dedo para se sentir melhor.

  • Medo
    Acredite ou não, alguns gatos ronronam quando estão aflitos ou com medo. Este ronrono é comummente observado em ambientes hospitalares veterinários, e pode ser bastante audível.

 

Algumas pesquisas sugerem que o ronronar realmente ajuda os gatos a melhorar rapidamente. A baixa frequência do ronrono provoca uma série de vibrações dentro do seu corpo e que podem curar ossos e feridas, desenvolver músculos e reparar tendões, aliviar a respiração e diminuir a dor e o inchaço. Isto pode explicar por que os gatos conseguem sobreviver a quedas de lugares altos e tendem a ter menos complicações pós-cirúrgicas do que os cães.

 

Se você tiver dúvidas ou preocupações, deve sempre visitar ou ligar para o seu veterinário – são o melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar dos seus animais de estimação.

 

[via e via]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...