Dormir menos de 8 horas por dia associado a mais ansiedade e depressão

PUB

 

Um novo estudo apurou que as pessoas que dormem menos do que as oito horas recomendadas por noite podem apresentar mais pensamentos repetitivos e intrusivos, semelhantes aos que ocorrem com a depressão e ansiedade.

O estudo foi conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Binghamton da Universidade do Estado de Nova Iorque, EUA.

Para o estudo os investigadores liderados por Meredith Coles recrutaram 52 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de idade que apresentavam níveis moderados a elevados de pensamentos negativos, como preocupação.

Os participantes foram expostos a imagens diferentes com o intuito de desencadearem uma resposta emocional, e os investigadores registaram a atenção dos mesmos através dos movimentos oculares.

Como resultado, a equipa apurou que as perturbações de sono regulares estão associadas com a dificuldade de se desviar a atenção, por um indivíduo, de informação com efeitos negativos. Estes achados poderão significar que o sono insuficiente poderá contribuir para que os pensamentos intrusivos negativos permaneçam na mente das pessoas, interferindo nas suas vidas.

“Descobrimos que as pessoas neste estudo demonstram alguma tendência para terem pensamentos fixos nas suas cabeças e o aumento dos pensamentos negativos torna difícil libertarem-se dos estímulos negativos aos quais os expusemos”, revelou Meredith Coles.

“Enquanto outras pessoas possam conseguir receber informação negativa e seguirem em frente, os participantes tiveram problemas em ignorá-la”, acrescentou. A investigadora considera que estes pensamentos negativos podem tornar as pessoas vulneráveis a diferentes tipos de problemas psicológicos, como ansiedade ou depressão.

Os investigadores estão a estudar de perto estes achados e a avaliar os efeitos das horas e horário de sono sobre o desenvolvimento e continuação de doenças psicológicas. Se as suas teorias se verificarem, os psicólogos poderão no futuro tratar a depressão e ansiedade através da alteração dos ciclos de sono para horários mais saudáveis.

PUB

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.