Ar livre torna as crianças mais felizes
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
As brincadeiras em espaços exteriores desenvolvem crianças mais felizes, criativas e saudáveis” e permite-lhes “ganhar competências para a vida adulta”, defendeu a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP).
“As crianças brincam cada vez menos em espaços verdes e ao ar livre, passando cada vez mais tempo em actividades estruturadas com horários, tais como o ballet, música e inglês. É necessário inverter esta tendência actual, porque o que o espaço exterior oferece é muito mais benéfico”, revelou à agência Lusa a psicóloga da ANIP, Gabriela Bento.
A psicóloga da ANIP, uma organização nacional que gere uma creche e jardim-de-infância num espaço anexo à maternidade Bissaya Barreto, revelou que têm vindo a desenvolver pedagogias muito viradas para o brincar em espaços exteriores, por considerarem que traz potencialidades muito importantes para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.
“Brincar em espaços exteriores torna as crianças mais felizes, criativas e saudáveis. Também permite que resolvam os seus problemas, treinando competências para a vida adulta”, diz.
Gabriela Bento sublinha que o bem-estar é muito grande nos espaços exteriores, onde se registam menos conflitos entre as crianças. “Na nossa creche e jardim-de-infância temos percebido que é no espaço exterior que revelam competências que não sabíamos que tinham e que não conseguem revelar na sala de aulas”, diz.
A psicóloga refere ainda a questão da saúde, que vem sendo prejudicada pelos hábitos que as crianças têm criado. “Dados nacionais dizem que há doenças que estão a crescer, tais como a obesidade e a hipertensão nos mais jovens e acaba por estar tudo relacionado”, apontou.
[via]