Feng Shui no local de trabalho – melhore a sua produtividade

Partilha nas redes:

Como diz o ditado “casa arrumada, mente arrumada”, e o mesmo pode ser dito para um escritório arrumado. Quando o nosso local de trabalho é limpo e organizado, temos maior probabilidade de gerir bem o nosso tempo, trabalhar de forma eficiente e ser mais produtivo ao longo do dia de trabalho. Por outro lado, a desorganização e a bagunça podem causar ansiedade e frustração, bem como impedir que você trabalhe, porque não consegue encontrar nada e, claro, aumentar a fadiga mental e física. Portanto, manter o escritório e a secretária limpos e organizados é uma boa ideia. Vamos conhecer alguns dos princípios do Feng Shui para decorar o seu espaço de trabalho.

 

O que é utilizado no Feng Shui?
Muitas coisas podem ser utilizadas para garantir o chi positivo:

  • Cristais
  • Cercas cores
  • Relógios
  • Aquários
  • Plantas
  • Fontes

O Feng Shui é uma prática antiga chinesa que alguns descrevem como uma arte e outros como uma ciência. Apesar de antigo, o Feng Shui é, ainda hoje, popular na China e recentemente entrou no mundo ocidental. Literalmente falando, o Feng significa o vento e o Shui significa a água; o equilíbrio perfeito desses dois elementos deve trazer boa saúde e fortuna, enquanto que um equilíbrio incorrecto traz desarmonia e má sorte. O Feng Shui é aplicado em vários espaços como casas e prédios para trazer boa sorte.

 

Os princípios de cor do Feng Shui

Madeira: verde e castanho
Fogo: vermelho, laranja, amarelo, rosa e roxo
Terra: amarelo claro, castanho claro e qualquer tom de areia ou terra
Metal: branco e cinza
Água: preto e azul

Ao adoptar os princípios do Feng Shui e aplicá-los à decoração do seu escritório, poderá se sentir menos stressado, mais produtivo, mais feliz e capaz de administrar o seu tempo com mais eficiência. Com a boa sorte, também pode progredir mais rapidamente na carreira ou obter um aumento salarial.

 

Melhorar o fluxo de energia

Os campos electromagnéticos desempenham um papel no processo místico do Feng Shui. O objectivo desses talentosos mestres do comércio é minimizar a energia negativa que é identificada em zonas específicas de um espaço e transformá-la numa área mais produtiva infundida com boa energia.

Se a energia negativa sobrecarregar a entrada do seu espaço, terá dificuldade em fazer com que as pessoas passem pelo porta (e mantê-las lá dentro).

Espaços onde são promovidos trabalhadores, marketing e vendas são críticos em relação à energia que existe nesses espaços. Onde o Chi positivo vive, haverá harmonia, profissionalismo e foco nítido.

Para evitar o fracasso de um negócio, perda de lucros e problemas que causam conflitos entre os funcionários, é necessário aprender a assumir o controlo do espaço com o Feng Shui para obter resultados positivos.

 

RELACIONADO:  Taxa do sal é medida de saúde pública eficaz

Obra de arte
Embora seja o local de trabalho, deve decorar o seu espaço para manter-se inspirado. Isso significa colocar quadros e tapeçarias que o ajudem a se sentir mais criativo, motivado, feliz e em paz. Lembre-se que as cores são uma parte importante do Feng Shui.

Verdes e castanhos: aumenta a criatividade
Amarelos e laranjas: promove relacionamentos
Vermelho: aumenta a produtividade
Azuis e verdes: tem um efeito calmante

 

Iluminação suave
A luz fluorescente é dura para os olhos e liberta muito brilho. Isso pode levar a dores de cabeça e irritação com a sua equipa. No entanto, do lado oposto, um sistema de iluminação muito escuro pode tornar mais difícil de fazer o trabalho, porque as pessoas sentem-se num clima suave e descontraído. A iluminação que escolhida para o local de trabalho é essencial para o bem-estar dos funcionários. É importante encontrar um meio termo entre o muito claro e o muito escuro.

 

Adicionar plantas

  • Planta-aranha
  • Dracaena
  • Figueira
  • Alfavaca-de-cobra

O Feng Shui não é apenas sobre como se coloca os móveis; a qualidade do ar também é um aspecto importante, na verdade, é uma prioridade. Se apenas for possível melhorar uma coisa para melhorar o Feng Shui do seu espaço de trabalho, deve ser a qualidade do ar. Plantas como os Lírios da Paz, Samambaias, Árvore-da-borracha são excelentes quando se trata de eliminar toxinas como o excesso de dióxido de carbono da atmosfera. Coloque uma ou várias destas plantas no seu local de trabalho e em breve vai descobrir que o ar está menos abafado.

 

Posição da secretária
A menos que você seja trabalhador independente ou trabalhe em casa, talvez nem sempre seja fácil mover a sua secretária ou adicionar plantas no seu local de trabalho. No entanto, uma coisa que todo o mundo pode fazer é se encarregar da sua própria secretária e mantê-la organizada. O aspecto mais importante é certificar-se de que ela não seja coberta de papeis ou de outras coisas. Para manter uma mente concentrada e satisfeita, deve certificar-se de que pelo menos 50% da sua mesa de trabalho seja totalmente livre e desocupada. Uma das áreas mais comum do Feng Dhui é o Ba gua, que é essencialmente uma grade de 9 partes, 3 quadrados de comprimento e 3 quadrados de largura. Imagine que a sua mesa está dividida na grade de um Ba gua. Cada secção da grade corresponde com uma parte diferente da sua vida, mas, neste caso, vamos nos concentrar em apenas quatro delas.

Riqueza
A parte esquerda de trás corresponde à riqueza, então para atrair energia para essa secção e atrair aumentos salariais e bónus, deve colocar um item valioso aqui – um computador é perfeito.

Fama
A parte central de trás corresponde à fama. Se quiser ter uma boa reputação no seu local de trabalho, então também vai querer atrair energia para esta secção. Coloque algo relacionado com o seu nome aqui, por exemplo, os seus cartões de visita.

Criatividade
A parte central direita é responsável pela criatividade. Se você necessita de um pouco mais de inspiração e pensar fora da caixa, então é aí que você deve focar a sua atenção. Adicione qualquer coisa que transmita ideias, como um caderno de ideias ou um caderno de esboços.

Carreira
Por último, mas não menos importante é a parte que se relaciona com a carreira, que está situada na parte central da frente. Mais do que tudo, você quer manter esta área limpa, arrumada e organizada. Também pode ter uma citação motivacional ou uma imagem, que pode ser, por exemplo, num tapete de rato.

 

RELACIONADO:  O estado de humor depende da nossa alimentação

Optimizando o Chi do seu escritório
Se você é forçado a ter as costas para a porte, tudo o que você necessita é de um espelho ou algum objecto reflexivo que permita que você veja a porta de onde você está. Não utilize nada que seja intrusivo; verifique se você está a utilizar as coisas apropriadas para o ambiente de escritório. Grandes espelhos com enfeites não são adequados.

Manter o seu espaço livre e organizado não é bom apenas para a produtividade, mas também cria boas vibrações de energia em todo o seu espaço de trabalho. Organização cria um fluxo suave para o seu dia e mantém os seus níveis de stresse baixos.

Aplique estes princípios e você pode descobrir que o seu escritório Feng Shui é um ligar melhor para trabalhar.

 

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...