Por favor, NÃO abra este post. Faça-o por sua conta e risco!

Partilha nas redes:

* POR FAVOR, NÃO LEIA ESTE POST *

 

Eu tinha a certeza que você iria abrir este post com base no título. A curiosidade matou o gato.

Neste momento deverá estar a perguntar como é que eu tinha a certeza disso? Porque é a sua curiosidade que o leva a abrir este post, apenas lendo o título. É o aspecto emocional que nos leva à pesquisa, exploração, aprendizagem e pode ser considerado um mecanismo de subsistência.

A curiosidade pode manifestar-se de várias formas, como o desejo de ler fofocas, acompanhar reality shows na TV, ou o desejo de saber da vida de outras pessoas. Também pode ser o desejo do conhecimento sobre ciência, geografia, ou como reparar coisas estragadas.

A curiosidade é a expressão do desejo de aprender e adquirir novos conhecimentos. Amplia a mente e abre-nos a opiniões diferentes, estilos de vida diferentes e assuntos diferentes.

As pessoas curiosas fazem perguntas, lêem e exploram. São activas na busca de informações ou experiências, e estão dispostas a enfrentar desafios e ampliar os seus horizontes.

 

A teoria da curiosidade
Até hoje a grande questão acerca da curiosidade permanece. Ela vem de dentro de nós ou é uma resposta ao mundo exterior? Até agora, houve duas teorias.

 

A teoria da pulsão:
Em psicanálise, a pulsão é um impulso energético interno que direcciona o nosso comportamento. Relaciona-se com as experiências indesejáveis da “incerteza”. É onde se acredita que a curiosidade é um impulso interno que se origina dentro de nós próprios, como quando estamos com fome ou sede. Esta teoria mostra por que procuramos activamente envolvermo-nos em passatempos como palavras-cruzadas ou aprendermos um instrumento musical. Não são apenas actividades inerentemente supérfluas, mas também têm o risco de falha. No entanto, esta teoria falhou em explicar a curiosidade por objectos e levou a outra teoria: a teoria da incongruência. […continua na próxima página…]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...