Quantcast

Ruído do trânsito prejudica saúde cardíaca. Como?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

Um novo estudo conseguiu revelar o mecanismo subjacente ao ruído do trânsito, bem como ambiental em geral, no desenvolvimento de doenças cardíacas.

Muitos são já os estudos que demonstraram uma associação entre o ruído proveniente do trânsito e um aumento nas doenças cardiovasculares. No entanto, não se descobriu os mecanismos subjacentes a essa associação.

Para perceber esse mecanismo, uma equipa de investigadores do Centro Universitário de Medicina Mainz da Universidade Johannes Gutenberg, Alemanha, efectuou uma análise a publicações científicas sobre aquela temática.

Os investigadores analisaram vários estudos sobre a ligação entre as doenças cardiovasculares e o ruído ambiental. Foram seleccionados estudos em que eram investigados os efeitos não-auditivos do ruído sobre o sistema cardiovascular, estudos sobre os efeitos do ruído sobre o sistema nervoso e ainda estudos sobre os efeitos do ruído sobre animais e humanos.

A análise permitiu concluir que o mecanismo subjacente àquela associação poderá ser uma resposta de stress no sistema nervoso que é activada pela exposição ao ruído. Esta resposta de stress desencadeia um surto de hormonas que danificam os vasos sanguíneos.

Leia também:  Epidural não faz prolongar o trabalho de parto

Paralelamente, a equipa associou ainda o ruído ao stress oxidativo (que consiste num desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade de o organismo anular os efeitos dos mesmos), e a problemas com as vasos sanguíneos, sistema nervoso e metabolismo.

Segundo ainda os investigadores, estas associações fortalecem a ideia que o ruído do tráfego automóvel e aéreo contribuem para a diabetes, hipertensão e outros factores de risco para as doenças cardiovasculares.

Como conclusão, a equipa apela à criação de novas estratégias de redução do ruído proveniente dos meios de transporte e de outros factores ambientais, como por exemplo, a adopção de pneus que produzam baixos níveis de ruído.

 

Via: Estudo publicado na revista “American College of Cardiology”, artigo

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários