Quantcast

Acessibilidade: a importância de sites mais inclusivos para as empresas em 2023

Image by Freepik

A Era digital transformou a forma como as empresas se conectam com os seus clientes. Hoje, ter uma presença online sólida é essencial para o sucesso. No entanto, muitas empresas negligenciam um aspecto crucial dessa presença online: a acessibilidade. Garantir que os sites sejam acessível a todos os clientes, incluindo aqueles com algum tipo de deficiência, não é apenas uma obrigação ética, mas também uma estratégia inteligente de negócio. Até porque as pessoas com algum tipo de limitação também são consumidores, certo? Nesse sentido, as empresas que não se adaptam a essa realidade, estão a perder a possibilidade de chegar a uma parte dos seus potenciais clientes.

A importância da acessibilidade na web: um direito básico

A acessibilidade na web refere-se à prática de programar os websites utilizáveis por todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas ou cognitivas. Num mundo onde a Internet é a principal fonte de informação e serviços, garantir que todas as pessoas possam navegar e interagir na Internet é um direito básico.

15% É a população mundial que vive com alguma forma de deficiência. A acessibilidade na web é uma questão de inclusão para todas as pessoas e isso não significa apenas o respeito pelos direitos humanos, mas também abre oportunidades para as empresas atingirem um público mais amplo e diversificado.

Os benefícios da acessibilidade para as empresas:

1. Acesso a uma base de clientes mais alargada

Ao tornar os seus sites acessíveis, as empresas podem chegar a uma base de clientes mais ampla, incluindo pessoas com deficiência visual, auditiva, motora ou cognitiva. Aumenta o alcance da empresa/marca, mas também promove uma imagem mais positiva, como uma empresa socialmente responsável.

Leia também:  5 bancos de imagens gratuitos [Parte I]

2. Melhoria da experiência para todos

As práticas de acessibilidade, como legendas nos vídeos, texto alternativo nas imagens e navegação simplificada, não beneficiam apenas os utilizadores com algum tipo de deficiência. Elas também melhoram a experiência de todos os utilizadores, independentemente das suas capacidades.

3. Reconhecimendo da marca

As empresas que valorizam a inclusão e investem na acessibilidade da web são, muitas vezes, reconhecidas positivamente pelos utilizadores. Isso constrói uma imagem de marca mais sólida, e também aumenta a lealdade dos clientes.

4. Conformidade legal

Em algumas regiões existem regulamentações, como a Europa, onde exigem a acessibilidade dos sites, como a Directiva de Acessibilidade para Organismos Públicos e leis nacionais.
Ignorar essas leis pode resultar em litígios caros e prejudicar a reputação das empresas. Uma empresa que torna o seu website proactivamente acessível não evita apenas problemas legais, mas também demonstra compromisso com as normas éticas.

 

Embora a implementação da acessibilidade possa parecer desafiadora, existem muitas diretrizes e ferramentas disponíveis para ajudar as empresas. Desenvolver sites com padrões como o Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e fazer testes de usabilidade são passos fundamentais.

Além disso, treinar as equipas de desenvolvimento e design para incorporar a acessibilidade desde o início do processo de criação de sites é fundamental. A conciencialização sobre as necessidades dos utilizadores com deficiência deve ser parte integrante da cultura organizacional.

Leia também:  Inteligência Artificial recria as famílias "típicas" de cada país e o resultado é impressionante

À medida que avançamos para um futuro cada vez mais digital, é imperativo que as empresas reconheçam a importância da acessibilidade na web. Não apenas como um dever ético, mas como uma estratégia inteligente para chegar a um maior número de utilizadores diversificado, melhorar a experiência de todos os utilizadores e fortalecer a imagem da marca.

5 1 voto
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

5 1 voto
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários