Composto do kiwi pode prevenir fígado gordo não alcoólico
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um novo estudo concluiu que um composto presente no kiwi pode ajudar a prevenir a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que é a acumulação de gordura no fígado não causada pelo consumo de álcool.
O novo estudo que foi conduzido por investigadores liderados por Karen Jonscher, docente de Anestesiologia na Faculdade de Medicina Anschutz da Universidade do Colorado, EUA, vem dar força à crescente evidência da importância da alimentação das grávidas para a saúde dos filhos.
O composto em questão é conhecido como pirroloquinolina quinona (PQQ) pode ser também encontrado no aipo e na papaia.
Para o estudo, os investigadores alimentaram ratinhos fêmea grávidos com uma dieta ocidental, rica em gordura e monitorizaram a saúde das crias.
Foi observado que o peso das crias era 56% mais elevado do que o de ratinhos cujas mães tinham sido alimentadas com uma dieta de controlo.
As crias nascidas de mães que tinham recebido uma dieta rica em gordura demonstraram igualmente alterações nas bactérias intestinais associadas ao desenvolvimento da esteato-hepatite não alcoólica, que é uma forma de DHGNA acompanhada por inflamação.
No entanto, em ratinhos fêmea grávidos, que tinham recebido PQQ com a sua alimentação, foi verificada uma reversão nas alterações das bactérias intestinais associadas à esteato-hepatite não alcoólica das crias. Mais, estes ratinhos engordaram menos do que aqueles cujas mães não tinham recebido PQQ.
Os investigadores concluem que a PQQ poderá tornar-se num candidato potencial para prevenir a DHGNA, mas aconselham os pacientes a falarem com o seu médico antes de comprarem o composto que está também disponível em forma de suplemento alimentar.
Via: Estudo publicado na “Hepatology Communications”, Artigo