Quantcast

8 sinais de alerta de anemia

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Um dos dilemas da anemia é que os sintomas são bastante vagos: cansaço, fraqueza e dificuldade de pensar com clareza.

Poucas pessoas conhecem os sinais de alerta da anemia, apesar da anemia por deficiência de ferro ser uma das formas mais comuns desta doença subtil e silenciosa.

O corpo necessita de ferro e é essencial para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis. Sem o ferro, o corpo tem problemas para produzir células sanguíneas – o que significa que a perda de sangue de um corte ou do ciclo menstrual de uma mulher pode causar complicações.

Sem falar que ser anémico por si só, mesmo sem perda de sangue, pode causar problemas no dia-a-dia.

“O sangramento é uma das principais causas mais importantes de deficiência de ferro, porque quando sangramos, perdemos glóbulos vermelhos que contêm ferro.”
-Dr. Allen Nissenson, Professor de Medicina

Portanto, conhecer os sinais de anemia pode fazer com que estejamos mais atentos e garantirmos que obtemos o diagnóstico e o tratamento adequados desde o início, evitando quaisquer complicações.

Vamos conhecer 8 sinais de alerta de anemia:

1. Fadiga
O sintoma mais comum de todos os tipos de anemia é a fadiga (cansaço). A fadiga ocorre porque o corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigénio para as várias partes do corpo.

Muitas pessoas sentem fadiga por vários motivos: stresse, doenças, etc. Mas o cansaço que as pessoas anémicas sentem é muito diferente do cansaço que sentimos após uma noite de sono agitada.

Pessoas anémicas relatam frequentemente que se sentem exaustas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se a sensação de cansaço e preguiça está a afectar a sua qualidade de vida, a anemia pode ser a culpada. Uma consulta ao seu médico assistente é necessária.

2. Membranas pálidas
As membranas sobre os olhos são um grande indicador de anemia.

Veja a sua linha d’água que está acima da linha dos cílios inferiores. Esta é uma área que está cheia de veias e deve bombear sangue saudável através delas. Se a linha d’água estiver extremamente pálida, pode ser um sinal de que não está a receber sangue suficiente e, portanto, tem anemia.

Leia também:  As cápsulas com detergente podem ser muito perigosas para as crianças

3. Dificuldade em recuperar o fôlego
A maioria das pessoas com anemia sente-se confortável sentada e quieta. No entanto, geralmente sentem dispneia durante a actividade física porque o sangue não pode fornecer o oxigénio que o corpo necessita. Assim, as pessoas anémicas respiram rápida e profundamente num esforço reflexo para tentar aumentar a quantidade de oxigénio no sangue.

Portanto, se uma curta subida pelas escadas o deixa cansado e sem fôlego, é um sinal de que o seu corpo não está a receber o oxigénio de que necessita através do sangue.

Junto com isto, tonturas também são um sinal de que o corpo não está a receber oxigénio suficiente através das células sanguíneas.

4. Ansiedade
Se já sofre de um transtorno de ansiedade, pode ser difícil determinar exactamente se isso se aplica a si. No entanto, se desenvolveu recentemente sintomas de ansiedade, como o coração acelerado, a anemia pode ser a culpada. A razão é que o seu coração está a bombear o sangue mais forte e mais rápido para tentar obter mais oxigénio.

A sensação que resulta disto é um coração acelerado, sentimentos e pensamentos de ansiedade.

5. Dormência
O seu corpo necessita racionar para onde vai o sangue, e os órgãos são as partes mais importantes do corpo. Portanto, na falta de sangue saudável para usar, o seu corpo pode começar a usar o sangue que vai para os braços, mãos, pernas e pés, a fim de manter um forte suprimento de sangue noutras partes do corpo.

Isso significa que é provável que você sinta alguma dormência nas extremidades.

6. Dores de cabeça
Todo o mundo tem dores de cabeça de vez em quando. Uma dor de cabeça por si só não costuma indicar anemia.

No entanto, se outros sintomas da lista estiverem marcados e você também tem dores de cabeça frequentes sem nenhum alívio com analgésicos, convém visitar um médico e fazer as análises adequadas à anemia.

Dores de cabeça, juntamente com outros sintomas, podem ser um sinal de que o seu corpo não está a receber oxigénio suficiente nos lugares onde necessita.

7. Menstruações abundantes ou irregulares
Nas mulheres, a anemia pode ser causada por miomas uterinos, que estão localizados dentro da cavidade uterina.

Leia também:  Porque é que o Magnésio é essencial para uma vida feliz e saudável

Esses miomas costumam ser a causa de menstruações intensas e extremamente dolorosas.

As mulheres que notaram uma irregularidade na menstruação, bem como o sangramento mais intenso do que o normal e cólicas dolorosas, devem consultar o seu médico.

A culpa pode ser a anemia por deficiência em ferro.

8. Dificuldade de concentração
Algumas pessoas referem-se a isso como uma “névoa no cérebro”, porque pode parecer que há um véu de névoa sobre todos os pensamentos. As pessoas que sentem que têm uma dificuldade repentina em manter os seus pensamentos direitos, concentrando-se e lembrando-se de coisas, deve-se aos baixos níveis de ferros poderem ter um impacto no desempenho do cérebro.

A anemia afecta centenas de milhares de pessoas e é mais comum do que se possa imaginar.

Consulte o seu médico assistente se suspeitar que pode estar com anemia. Assim, poderá fazer os exames adequados e um diagnóstico correcto e atempado, para que possa voltar ao caminho certo de uma boa saúde.

5 1 voto
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

5 1 voto
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários