Se a vida lhe der limões faça limonada – 6 benefícios

Photo by rawpixel.com from Pexels
Partilha nas redes:

Os limões são ricos em vitamina C e compostos vegetais benéficos que contribuem para uma boa saúde. Vários estudos sugerem que beber água com limão (ou limonada) aumenta a saúde do seu coração e promove a perda de peso.

Limões: um superalimento rico em vitamina C
Os limões são frutas cítricas, ricos em flavonoides, folato, potássio e vitamina C. 60 ml de sumo do limão fresco fornece 31% da dose diária recomendada (DDR) de vitamina C, 3% da DDR de folato, 2% da DDR de potássio e apenas 13 calorias.

Um limão fornece 139% da DDR de vitamina C e contém apenas 22 calorias. A vitamina C aumenta a imunidade, protegendo a integridade das células do sistema imunitário. Além disso, a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos.

Vamos conhecer seis benefícios do limão para a saúde.

Os limões melhoram a saúde digestiva
Os limões contêm cerca de 10% de hidratos de carbono na forma de fibras solúveis e açúcares simples. A pectina, a principal fibra dos limões, é uma forma de fibra solúvel associada a vários benefícios para a saúde.

A fibra solúvel melhora a saúde intestinal e retarda a digestão de amidos e açúcares, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. No entanto, para usufruir dos benefícios da fibra dos limões, é necessários comer a polpa ou beber o sumo do limão com a polpa.

Os limões ajudam a promover a perda de peso
Existem várias razões pelas quais os limões são considerados um alimento popular para perder peso. A fibra de pectina solúvel expande-se no estômago, fazendo com que as pessoas se sintam mais cheias.

Acredita-se que os compostos activos nos limões também promovem a perda de peso. Num estudo publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, os cientistas observaram que camundongos (ratos) alimentados com uma dieta para engordar, descobriram que aqueles que ingeriram polifenóis extraídos da casca do limão ganharam menos peso e gordura corporal do que os ratos que não ingeriram polifenóis.

Limões impedem pedra nos rins
Os cálculos renais são resíduos que cristalizam e se acumulam nos rins. O ácido cítrico no limão pode ajudar a prevenir pedras no rins, aumentado o volume de urina e o seu pH. Isso resulta num ambiente menos favorável à formação de cálculos renais.

Se já tem pedras nos rins, beba meio copo (125 mililitros) de sumo de limão todos os dias. Isso fornece ácido cítrico suficiente para evitar a formação de mais pedra.

Os limões protegem contra a anemia
A anemia por deficiência de ferro ocorre quando uma pessoa não ingere ferro suficiente através da sua dieta. Embora os limões contenham apenas vestígios de ferro, eles impedem a anemia, melhorando a absorção do ferro a partir de vegetais.

O intestino humano absorve o ferro heme do frango, peixe e carne com muita facilidade, mas tem maior dificuldade em absorver ferro não-heme de fontes vegetais.

Para melhorar a absorção de ferro a partir de vegetais, ingira ácido cítrico a partir de limões.

Os limões promovem a saúde cardiovascular
Vários estudos sugerem que a ingestão de frutas e vegetais ricos em vitamina C reduz o risco de doença cardíaca e derrames.

Os limões contêm fibras e compostos vegetais que ajudam a reduzir alguns factores de riscos associados a doenças cardíacas. Um estudo publicado na revista Nutrition Research mostrou que consumir diariamente 24 gramas de extracto de fibra cítrica reduz os níveis de colesterol total no sangue ao fim de um mês.

Os limões podem diminuir o risco de cancro
Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir certos tipos de cancro. De acordo com alguns estudos, pessoas que consomem grandes quantidades de frutas cítricas têm menor risco de cancro.

Num estudo, os cientistas usaram polpa de tangerina que contém beta-criptocantina e hesperidina, dois compostos vegetais que também são encontrados em limões. Foi descoberto que esses compostos podem prevenir o desenvolvimento de tumores malignos no cólon, pulmões e língua. O composto vegetal D-limoneno presente no óleo de limão, também tem propriedades anti-cancerígenas.

Beba limonada fresca ou água com limão diariamente para melhorar a saúde do seu coração e diminuir o risco de desenvolver certos tipos de cancro.

 

RELACIONADO:  Dieta rica em peixe e leguminosas pode atrasar a menopausa natural

[via]

 

BioBran

O BioBran MGN-3 é um suplemento alimentar de farelo de arroz tratado com um processo exclusivo e patenteado.

Os efeitos de melhoria imunológica do BioBran MGN-3 tem uma acção rápida e surgem em apenas alguns dias.

O BioBran MGN-3 aumenta a actividade dos linfócitos – células B, células T e especialmente as células NK (células naturais assassinas). As células B produzem anticorpos enquanto as células T e NK destroem as células infectadas por vírus ou bactérias e as células que se tornaram cancerígenas. Durante o seu ciclo de vida uma única célula pode matar até 27 células cancerígenas.

Biobran MGN-3
Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...