Open Source Sofware

A verdade sobre o catnip e os efeitos nos felinos

Photo by Chuan Xu on Unsplash
Partilha nas redes:

Catnip, erva-dos-gatos, erva-gateira – não importa que nome lhe damos. Leões, tigres, panteras e o seu gato parecem não se cansar desta erva perfumada.

Originalmente da Europa e da Ásia, o catnip – Nepeta cataria – tem sido associada há muito tempo a gatos. Até mesmo a palavra “cataria” deriva do latim que significa “de um gato”. As pesquisas mostraram que os felinos grandes e pequenos adoram esse membro invasor da família das mentas. Mas por que eles gostam tanto de catnip? É seguro? E o que significa se o seu gato não gostar?

 

Efeitos do catnip
É a genética que determina se o seu amigo felino se apaixona por este primo do manjericão e orégão. Cerca de 1 em cada 2 gatos herda uma sensibilidade para a erva. No entanto, este comportamento só se revela a partir dos 3 a 6 meses de idade.

O fascínio pelo catnip está no seu óleo volátil. Especificamente uma substância química nesse óleo – a nepetalactona. Encontrada nas folhas, caules e sementes da erva-dos-gatos, basta uma ou duas inalações deste óleo maravilhoso antes que os felinos susceptíveis estejam lambendo, mastigando e esfregando a cabeça e o corpo de felicidade.

Embora intensa, geralmente essa felicidade é de curta duração, durando cerca de 10 minutos para a maioria dos gatos. Para alguns, a euforia traduz-se numa brincadeira agressiva. Mas não importa qual a reacção que o seu gato tenha, uma vez que o prazer passe, serão necessárias cerca de duas horas antes que o seu felino reaja novamente ao catnip.

 

RELACIONADO:  O meu gato é normal?

Brinquedos e treinos com catnip
Mesmo que algumas vezes os gatos não tenham reacção ao catnip, esta erva pode ser um auxílio poderoso à formação do felino.

Quer manter o seu gato longe de arranhar os móveis da sua casa? Compre um arranhador e coloque-o num lugar e a uma altura que o seu felino possa chegar e esfregue um pouco de catnip para torná-lo mais atraente para ele.

Comprou uma cama nova para o seu gato? Polvilhe um pouco da erva na cama para torná-la mais atraente para o seu amigo felino.

Também pode criar brinquedos com catnip para os seus felinos. Polvilhe um pouco da erva numa meia velha, de seguida, dê um nó no topo. Ou coloque uma grande pitada de catnip num pequeno saco de papel e esmague o saco até formar uma bola.

A intensidade da resposta do gato aos brinquedos e ao treino será afectada pelo tipo de catnip utilizado. Embora a maioria dos gatos aprecia e erva seca ou fresca, geralmente estão menos interessados em sprays de catnip, que geralmente não contêm nepetalactona suficiente para atrair a maioria dos felinos.

Felizmente para os felinos, o catnip não é viciante, é seguro de comer e cresce facilmente numa janela ensolarada. Pode fazer um jardim felino com um vaso de catnip e um de trigo, aveia, centeio ou cevada. Não só o gato vai gostar de ambos, mas ter as suas próprias plantas em casa pode manter o seu gato longe das restantes plantas da casa. Se plantar catnip directamente no jardim, lembre-se que é uma planta invasiva.

A potência do catnip não dura para sempre; os óleos essenciais rapidamente se dissipam. Então, se você comprar catnip seco para o seu amigo de 4 patas, guarde o que você não usar no congelador.

 

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...