Quantcast

Estudo confirma que “piscadelas lentas” funcionam para comunicar com o seu gato

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Os gatos têm uma reputação de serem seres frios e distantes, especialmente quando comparados com os cães.

No entanto, se você tem um gato e também acha difícil relacionar-se com ele, talvez não estejam a falar a mesma língua.

Não tenha medo. Uma nova pesquisa mostrou que não é tão difícil. Só é necessário sorrir para eles. Mas não da mesma forma como estamos habituados a fazer com as outras pessoas, mostrando os dentes, mas da forma dos gatos, estreitando os olhos e piscando lentamente.

Ao observar as interacções entre os gatos e os humanos, os cientistas conseguiram confirmar que essa expressão faz os gatos se aproximarem e serem receptivos aos humanos.

É algo que muitos tutores de gatos já suspeitavam. Se você já passou algum tempo com gatos, provavelmente já viu a sua expressão facial de “olhos parcialmente fechados”, acompanhada de piscar lentamente.

A Kika | © 2020 Rickyunic World

É semelhante à forma como os olhos dos humanos se estreitam ao sorrir e geralmente ocorre quando o gato está relaxado e contente. Essa expressão é interpretada como uma espécie de sorriso dos gatos.

Uma equipa de psicólogos criou duas experiências para determinar se os gatos comportam-se de forma diferente com humanos que piscavam os olhos lentamente.

Na primeira experiência, os tutores piscaram os olhos lentamente a 21 gatos de 14 famílias diferentes. Uma vez que o gato estava acomodado e confortável num lugar do seu ambiente doméstico, os tutores foram instruídos a se sentarem a cerca de um metro de distância e a piscar lentamente os olhos quando os gatos estivessem a olhar para eles.

As câmaras registaram o rosto do tutor e do gato, e os resultados foram comparados a como os gatos piscam sem interacção humana.

Leia também:  11 benefícios científicos de ter um gato

Os resultados mostraram que os gatos são mais propensos a piscar lentamente os olhos para os humanos depois de os tutores piscarem lentamente para eles, em comparação com a condição de não interacção.

Na segunda experiência foram incluídos 24 gatos de 8 famílias diferentes. Desta vez, não foram os tutores que piscaram os olhos, mas os psicólogos, que não tiveram contacto prévio com os gatos.

Os psicólogos realizaram o mesmo processo de piscar lentamente os olhos da primeira experiência, e estenderam a mão em direcção ao gato.

Descobriram que os gatos não eram apenas mais propensos a piscar os olhos, mas também eram mais propensos a se aproximar da mão do humano depois de ter piscado os olhos.

Este estudo é o primeiro a investigar o papel de piscar os olhos lentamente na comunicação gato-homem. E é algo que todos podemos experimentar com o nosso próprio gato em casa, ou com gatos que encontramos na rua.

É uma óptima forma de aumentar o vínculo que temos com os gatos. Tente estreitar os olhos como se estivesse a sorrir, seguido de fechar os olhos por alguns segundos. Verá que eles respondem da mesma forma e pode iniciar uma espécie de conversa.

Leia também:  15 razões pelas quais os gatos são os melhores animais de estimação

Os cães podem ser muito mais entusiastas do que os gatos, mas para os amantes de gatos, esta notícia não será surpresa. Nos últimos anos as pesquisas mostraram que os nossos amigos felinos estão muito mais sintonizados com os seus tutores humanos do que se suponha anteriormente, e que compará-los com cães é um péssimo exemplo.

Os gatos, por exemplo, respondem da mesma forma aos humanos que são receptivos a eles – então, se você acha que os gatos são distantes, isso pode ser um problema seu, e não dos gatos.

Da mesma forma, os gatos reproduzem os traços de personalidade dos humanos com os quais vivem – isso pode estar relacionado com o motivo pelo qual os gatos parecem se aproximar quando os seus tutores estão tristes.

Os gatos também conseguem reconhecer o seu nome (embora optem por ignorá-los na maior parte do tempo). Os laços com os seus tutores são surpreendentemente profundos.

É difícil saber por que os gatos têm este comportamento. No entanto é interpretado como um meio de sinalizar intenções amigáveis, uma vez que os gatos interpretam o olhar fixo como ameaçador. Também é possível que os gatos tenham desenvolvido esta expressão, já que os humanos respondem positivamente a ela.

Leia também:  Por que os gatos ronronam?

De qualquer forma, parece ajudar a cimentar um relacionamento. E isso é bom. Aprender como melhorar o nosso relacionamento com estes animais enigmáticos também pode ser uma forma de melhorar a sua saúde emocional.

Se for tutor de um gato, experimente realizar a mesma experiência com ele. Depois, conte-nos a sua experiência.

Pode consultar esta pesquisa em detalhe aqui

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários