Por que os gatos adoram caixas?

Tempo de leitura: 2 min.

 

Para os gatos domésticos, todos os brinquedos do mundo não se comparam a uma simples caixa de papel. Caixas grandes, pequenas ou mesmo de um tamanho que o gato não cabe lá dentro, faz as delícias dos gatos. E porquê?

Entender a mente felina é notoriamente difícil. Mas uma coisa é bem clara: o seu companheiro obtém conforto e segurança em espaços fechados.

É importante referir que os gatos não desenvolvem estratégias de resolução de conflitos, então tentam contornar encontros agonísticos evitando outros gatos ou diminuindo a sua actividade.

Photo by Kelvin Valerio from Pexels

Então, ao invés de resolver os problemas, os gatos são mais propensos a fugir dos seus problemas ou a evitá-los completamente. Nesse sentido, uma caixa pode muitas vezes representar uma zona segura, um lugar onde a ansiedade, hostilidade e atenção indesejada simplesmente desaparecem.
Faz sentido quando consideramos que a primeira reacção de um felino a uma situação stressante é fugir e esconder-se.

Além das caixas, muitos gatos parecem escolher outros lugares estranhos para relaxar. Alguns enroscam-se no lavatório da cada de banho, outros preferem sapatos, sacos das compras, e outros pequenos espaços.

Outra razão pela qual o seu gato pode gostar de caixas particularmente pequenas é porque está demasiado frio. A temperatura normal de um gato varia entre os 30 e 36 graus Celsius. Esta é uma temperatura em que os gatos se sentem confortáveis e não precisam de gerar calor extra para se aquecerem ou gastarem energia metabólica para se arrefecerem. O que explica por que não é assim tão incomum ver gatos esparramados a absorver a luz do sol.

Resumindo: as caixas de cartão são isolantes, aliviam o stresse, são uma zona de conforto e segurança e é um lugar onde o seu gato pode se esconder, relaxar, dormir e, ocasionalmente, lançar um ataque furtivo com alguma coisa que lhes chama a atenção.

Se tem um gato em casa, ou está a pensar adoptar sugerimos que disponibilize para o seu gato algumas caixas de cartão. Isso vai dar-lhe imediatamente esconderijos controlados e seguros, onde eles vão se sentir protegidos e calmos. Se passa o dia todo fora se casa, pode colocar uma t-shirt ou um cobertor que tenha o seu cheiro para que o seu gato se sinta mais seguro e relaxado.

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.