De onde vem a taurina das bebidas energéticas?

Image by Alexas_Fotos from Pixabay
Partilha nas redes:

A taurina é um ingrediente-chave no Red Bull, Monster e outras bebidas energéticas.

A chamada “molécula maravilha” é um tipo de aminoácido encontrado em muitos alimentos que é adicionado às bebidas energéticas por causa dos seus benefícios.

Pessoas com doenças específicas, como diabetes, podem ter benefícios se ingerirem taurina. A taurina pode ajudar na função muscular, no desempenho e resistência atléticos, a reduzir a ansiedade e parece ajudar na regulação do açúcar e na saúde cardíaca. Outros benefícios directos incluem a hidratação adequada, formar sais biliares importantes na digestão, regular minerais como o cálcio, apoiar a função geral do sistema nervoso central e regular o sistema imunitário e a função antioxidante.

Os nossos corpos produzem taurina como um aminoácido. A taurina também é encontrada noutros tecidos animais, incluindo no intestino humano, leite materno, carne e peixe.

O nome deriva do latim “taurus“, que significa boi ou touro porque originalmente a taurina era extraída do sémen de touros e da bílis de bois.

No entanto, a taurina do Red Bull, de outras bebidas energéticas, e muitos outros produtos é sintetizada em laboratório e é adequada para veganos e qualquer pessoa que deseja evitar produtos de origem animal. Especificamente, a taurina pode ser sintetizada da mesma maneira que o nosso corpo, através de um processo conhecido como amonólise, fazendo reagir a aziridina com ácido sulfuroso ou a partir de uma série de reacções com óxido de etileno e bissulfito de sódio.

O uso de sémen de touros alienaria grande parte dos clientes, incluindo pessoas que procuram evitar produtos de origem animal, e custaria muito mais para produzir.

Da próxima vez que pensar em beber uma bebida energética já não precisa ficar preocupado com a origem da taurina.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.