Ajude o seu gato a praticar mais exercício com algumas brincadeiras

Partilha nas redes:

Photo by Mikhail Vasilyev on Unsplash

 

Você não é o único que precisa de se exercitar. O exercício é importante para a saúde geral do seu felino. Brincar com o seu gato, especialmente o tipo de brincadeiras de usa as suas habilidades de caça, vai ajudar a manter o peso normal e a eliminar o excesso de energia. O tempo da brincadeira também é crucial para o seu bem-estar mental e ajuda na depressão e tédio, evitando problemas de saúde e comportamentais.

Com uma pequena ajuda sua, o seu gatinho pode ficar saudável, activo e a divertir-se um pouco.

Vamos conhecer algumas brinquedos para o seu gato:

 

Introduzir novos brinquedos – provavelmente já sabe que, regra geral, os gatos gostam de penas e cordas. Mas observe o seu gato nas brincadeiras e descubra que tipos de brinquedos ele gosta mais. Experimente um brinquedo em forma de pássaro, depois, um que se pareça com um rato e outro que se assemelhe a uma mosca/barata, etc. O brinquedo que o seu gato mais gostar vai ajudá-lo a descobrir o tipo de compras futuras.

Esteja preparado para a matança – os gatos ficam especialmente satisfeitos quando conseguem afincar os seu lindos dentes e as garras nos brinquedos. Deixe-os fazê-lo e esteja pronto para oferecer brinquedos e penas novos quando os velhos estiverem completamente desfeitos! Não vai ser preciso muito tempo até que tenha de investir mais em mais uns brinquedos novos.

Ofereça uma piñata – os gatos adoram bater nas coisas que estão penduradas. Se colocar comida dentro vai dar-lhes ainda mais motivação. Para fazer uma piñata, utilize um recipiente de plástico, como uma embalagem de iogurte com tampa. Faça um pequeno buraco no fundo, com tamanho suficiente para poder cair um croquete. Coloque um ou dois croquetes de cada vez e pendure a embalagem com uma corda, a uma altura que o seu gato possa alcançar-la. Se o seu gato acertar da forma correcta, as guloseimas vão cair.

Coloque uma cauda – se colocar uma corda ou um longo pedaço de pano na parte de trás da calças, o seu gato vai persegui-lo enquanto você anda pela cada. No entanto, não deve deixar o seu gato brincar com uma corda sem supervisão sua. Se o seu gato engolir a corda, pode ser falta.

Faça uma caminhada – assim como os cães, os gatos podem aprender a andar de coleira, embora seja melhor se você poder ensiná-lo desde jovem. Passeis ao ar livre são mais adequados para gatos que não são tímidos. É preferível que utilize um arnês em vez de apenas um coleira. Antes de sair com o seu gato, certifique-se de que não existem cães soltos que possam assustar o seu felino.

Faça uma casinha de cartão – os gatos adoram caixas de cartão, não só é um local onde encontram paz e gostam de passar pelas brasas, é também um brinquedo super barato e que certamente o seu gato vai amar. Se a caixa for de um tamanho que o seu gato possa entrar lá dento, faça uma porta quadrada ou circular numa das faces da caixa, de tamanho suficiente para que consiga entrar. Numa das laterais da caixa, ou nas duas, faça pequenos buracos quadrados ou circulares de forma a simular janelas, com tamanho suficiente para o seu gato conseguir colocar as patinhas fora da “janela”. Não só será um grande brinquedo como uma zona de conforto e segurança para o seu gatinho que vai procurar quando quiser ter um momento mais solitário e tranquilo.

Não se esqueça dos lasers – um laser pode proporcionar entretenimento sem fim, sendo também uma forma de praticar exercício enquanto corre atrás do laser. Encontrará no mercado lasers manuais a preços bastante em conta. Existem outras soluções, como pequenos brinquedos com laser que faz os movimentos automáticos. O seu gato vai ficar muito tempo a brincar com o laser, até ao fim das suas forças.

RELACIONADO:  O meu gato é normal?

Reserve na sua agenda cerca de 10 a 15 minutos, uma a duas vezes por dia. Os gatos são mais activos ao amanhecer e ao anoitecer, então nestas alturas seria o ideal. Também pode fazer uma pequena brincadeira com o seu gato antes das refeições através da emoção da caça, jogando uns croquetes para o seu gato correr atrás. Desta forma o seu felino também irá praticar algum exercício físico.

 

[via]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...