Open Source Sofware

O meu gato é normal?

Photo by Vadim B from Pexels
Partilha nas redes:

O que é normal para um gato? Dormir o dia todo, perseguir sombras durante a noite, cheirar ervas – isso pode ser um comportamento delinquente para um adolescente, mas é uma rotina para um gato.

Saiba mais sobre as peculiaridades do protocolo felino para que consiga identificar comportamentos inofensivos e comportamentos que podem causar problemas.

Esfregar o rosto
Quando um gato esfrega o rosto em alguém é um sinal de afeição. Os gatos têm glândulas nas bochechas e nos cantos da boca. Quando se esfregam na perna ou noutra parte do corpo, eles deixam um pouco do cheiro deles em você. De acordo com a etiqueta felina, isso é um elogio.

Trazer “presentes”
O seu felino insiste em presenteá-lo com ratos, pássaros ou lagartixas? Trazer animais mortos para casa é normal, mas é melhor manter o seu felino dentro de casa. Ofereça-lhes brinquedos para que ele possa caçar dentro de casa. Isso vai dar-lhe uma alternativa para o seu comportamento predador – e vai manter o seu felino mais seguro.

Beber água da sanita
Porque os felinos gostam de beber água da sanita? Ninguém sabe ao certo porque os gatos fazem isso. A água da sanita pode ter um sabor mais fresco do que a água estagnada, porque é renovada a cada descarga. Não se preocupe, a menos que você tenha produtos químicos de limpeza na sanita. E se realmente é algo que o incomoda, mantenha a tampa fechada.

Comer plantas
Comer pequenas quantidades de erva pode ser nutritivo para os gatos. Em quantidades maiores, pode ter um efeito laxante ou causar o vómito. Se o seu gato é atraído por comer vegetação, tenha uma planta em casa. Muitas espécies de plantas são tóxicas para os felinos, como aloe e espada de são jorge, e lírios que são mortais. O melhor e mais seguro é comprar numa loja para animais, ou no supermercado, uma plantinha indicada para animais.

Comer lã
Em casos raros, os gatos comem coisas não comestíveis. Por razões desconhecidas, a lã é particularmente atraente. Alguns lambem, outros realmente comem lã. Esse comportamento é considerado compulsivo e é mais comum em gatos que vivem exclusivamente dentro de casa. Converse com o seu veterinário sobre alterações de comportamento. Pode ajudar disponibilizar alternativas saborosas, como catnip, ervas, alface, etc.

Dormir o dia todo
Pode parecer preguiçoso, mas dormir ou descansar o dia todo é uma característica de sobrevivência dos felinos. À medida que evoluíram na natureza, os felinos desenvolveram um padrão para conservar energia. Eles caçam por um curto período e passam o resto do dia a dormir. Nos gatos domésticos, o padrão é semelhante.

Tagarela
Assim como as pessoas, alguns gatos são mais “faladores” do que outros. Eles podem miar e reclamar durante o dia. Raças asiáticas, particularmente os siameses, são propensos a vocalizar. Enquanto o seu gato não parecer ansioso ou com dor, ser tagarela não é motivo para alarme. No entanto, um gato tranquilo que de repente começa a vocalizar deve ser examinado. Esta alteração de comportamento pode sinalizar um problema de saúde, como hipertiroidismo.

Amassar
A sua roupa pode sofrer com isso, mas o seu gato está bem. Quando o seu patudo salta para o seu colo e começa a amassar, significa que ele está se sentindo relaxado, confortável e seguro. Eles aprendem a amassar muito cedo na vida. É algo que a maioria dos gatinhos faz enquanto amamenta.

Lamber dedos
Se o seu gato tem o hábito de lamber-lhe os dedos, existem várias razões possíveis. A primeira é que o seu gato simplesmente gosta do sabor do seu suor ou creme das mãos. Em alguns casos, lamber pode ser um comportamento reconfortante. Se o seu gato lambe-o excessivamente e mostra sinais de ansiedade, consulte o seu veterinário.

Drogar-se
Uma pitada de catnip pode fazer o seu felino ficar num estado de felicidade como se estivesse drogado. Alguns gatos mostram uma atracção extrema pelo catnip. Outros não mostram reacção alguma. Em alguns gatos, esta erva pode até causar alucinações. Catnip não é tóxico para gatos. No entanto, comer grandes quantidades pode levar a vómitos e diarreia. O catnip não deve ser dado a gatas grávidas.

Espirros
Igualmente aos humanos, os gatos são vulneráveis a alergias, rinite e infecções do trato respiratório superior. Os sintomas podem incluir espirros e corrimento nasal. Os espirros nos gatos são frequentemente causados por infecções virais transmitidas por outros gatos. Outras causas dos espirros podem incluir alérgenos inalados, ervas ou até tumores. Se os espirros continuarem por mais de alguns dias, consulte o seu veterinário assistente.

Brincando a noite toda
Os gatos tendem a ser, naturalmente, mais activos à noite, quando a sua visão poderosa permite que eles se aproximem das suas presas. A maioria dos gatos domesticados ajusta a sua programação para estar mais activo quando as pessoas estão acordadas, mas isso nem sempre acontece. Se o seu felino for uma coruja da noite, tente proporcionar-lhe uma sessão de brincadeira intensa e uma refeição antes de dormir. Assim será mais fácil o seu felino gastar a energia e ter uma boa noite de sono. Mas se um gato mais velho de repente ficar acordado a noite toda, consulte o seu veterinário. Pode ser um sinal de hipertiroidismo.

Olhos brilhantes no escuro
Muitas culturas, como os antigos egípcios, admiravam os gatos como seres divinos. O facto dos seus olhos brilharem no escuro só aumenta a mística. Como se constacta, há uma explicação bastante mundana para esse fenómeno. Os olhos felinos têm uma camada de tecido chamada tapetum lacidum, que reflecte a luz de volta através da retina. Isso ajuda a facilitar a sua visão nocturna excepcional.

 

RELACIONADO:  Qual o peso saudável para o seu gato?

[via]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...