Como seria o mundo sem smartphones? Um fotógrafo revela
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Os smartphones estão em praticamente todos os aspectos das nossas vidas. Actualmente, não há muito que não possamos realizar no conforto das nossas casas, desde encomendar comida a gerir dinheiro e acompanhar os nossos “amigos”. Se alguém trabalha online, nem precisa de sair de casa se quiser. Os smartphones tornaram-se uma ferramenta poderosa, mas muito mal utilizada.
Em vez de prestarmos atenção às pessoas ao nosso redor, costumamos utilizar os nossos smartphones como uma fuga. A ansiedade e a depressão estão a aumentar rapidamente, e muitos pesquisadores acreditam que o uso excessivo da tecnologia é o principal responsável. Temos o mundo ao nosso alcance, por isso é mais fácil do que nunca comparar as nossas vidas com a de outras pessoas. Este jogo de comparação pode afectar a saúde mental e a auto-estima.
Pense no que aconteceria se você tivesse que viver sem o seu smartphone por apenas um dia. Como isso afectaria a sua vida? Ia sentir-se ansioso sem o seu telefone durante um silêncio constrangedor com um amigo ou enquanto esperava pelos transportes? Utilizamos os nossos smartphones como uma fuga para qualquer coisa desconfortável, e isso permite-nos encobrir como realmente nos sentimos. O vício nos smartphones também está a aumentar, e um estudo indica que 50% dos jovens acham que são viciados nos seus smartphones.
Devido a este crescente vício em smartphones, o fotógrafo norte-americano Eric Pickersgill criou a série “Removed”, uma série de fotos para nos mostrar o quanto estamos entusiasmados com a realidade virtual. Eric removeu os smartphones das mãos das pessoas antes de tirar as fotografias para que elas retratassem as conexões perdidas e o afastamento com o ambiente. Provavelmente os resultados vão entristecê-lo, mas talvez seja uma forma de se lembrar de desligar o telefone e aproveitar verdadeiramente a sua família e amigos quando estiverem por perto.
Como seria o mundo sem smartphones?
Tão perto e ao mesmo tempo tão longe um do outro…
Uns momentos com o smartphone podem tornar as compras de Natal mais divertidas
Uma tarde de… amigas
Casados de fresco em união de smartphones
O amor e uma cabana um smartphone
Nada como estar de férias a ver as fotografias das férias dos amigos virtuais
[… continua na próxima página …]