Exercícios faciais podem tornar a aparência mais jovem
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Uma sessão de 30 minutos diária ou a cada dois dias durante 20 semanas melhorou a aparência de mulheres de meia-idade, fazendo-as parecerem mais jovens, indicou um novo estudo.
Conduzido por investigadores da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, EUA, este foi o primeiro estudo científico a comprovar a eficácia de um método não tóxico e económico de se conseguiu um rosto com uma aparência mais jovem.
Á medida que o rosto envelhece, a pele perde elasticidade e as camadas de gordura entre os músculos e a pele tornam-se mais finos. As camadas de gordura do rosto é que conferem grande parte da forma do rosto. Quando a pele se torna mais flácida as camadas de gordura ficam atrofiadas e descaem e fazem com que o rosto também descaia.
Os investigadores deste estudo recrutaram 27 mulheres com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos, que, após receberem a formação adequada, efectuaram 32 tipos de exercícios faciais diferentes durante 20 semanas.
Nas primeiras oito semanas, as participantes efectuaram os exercícios diariamente, com sessões de 30 minutos. Entre as nove e as 20 semanas, passaram a fazer os exercícios faciais durante também 30 minutos, mas a cada dois dias.
Os resultados dos estudos foram medidos por dois dermatologistas através da comparação de fotografias das participantes no início do estudo, à oitava semana e à vigésima semana. A idade das mulheres foi também calculada nas mesmas alturas.
Os dermatologistas observaram, como resultado dos exercícios, que as maçãs do rosto das mulheres estavam mais preenchidas e que a idade em média das mesmas foi calculada como sendo de 50,8 anos no início do estudo, 49,6 na oitava semana e de 48,1 anos na vigésima semana. Isto significa um decréscimo de quase três anos na aparência da idade após 20 semanas de exercícios.
“Agora existe alguma evidência em como os exercícios faciais podem melhorar a aparência facial e reduzir alguns dos sinais visíveis do envelhecimento”, afirmou Murad Alam, autor principal do estudo.
“Os exercícios fazem alargar e fortalecer os músculos faciais, sendo que o rosto se torna mais firme e mais tonificado e com a forma de um rosto mais jovem”, acrescentou o investigador.