Quantcast

O organismo tem a sua própria balança que regula o peso

 

Uma equipa de investigadores conseguiu encontrar evidência relativamente à existência, no nosso organismo, de um sistema de detecção interno do peso corporal.

Num estudo conduzido por investigadores da Academia Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, Suécia, foi descoberto que este sistema interno funciona como uma balança normal, registando o peso corporal e a massa gorda.

Possuir um maior conhecimento sobre os mecanismos de detecção pode conduzir a uma melhor percepção relativamente às causas da obesidade, assim como ao desenvolvimento de novos fármacos para a combater.

Para o estudo, John-Olov Jansson, docente na Academia Sahlgrenska, e equipa usaram roedores obesos, os quais tornaram mais pesados de forma artificial através de pesos.

Foi verificado que os pesos que os investigadores puseram nos roedores fizeram com que a gordura corporal diminuísse e que os níveis de glicose no sangue melhorassem.

“Descobrimos um sistema completamente novo que regula a massa gorda. Esperamos que esta descoberta leve a uma nova direcção na investigação sobre a obesidade. Os achados podem também proporcionar novos conhecimentos sobre a causa da obesidade e, a longo prazo, novos tratamentos para a obesidade”, comentou John-Olov Jansson.

Leia também:  Cenário alimentar em Portugal “é catastrófico” e ameaça SNS

O investigador explicou que o peso do corpo é registado nas extremidades inferiores do corpo. Se o peso do corpo apresentar tendência a aumentar, é enviado um sinal ao cérebro para diminuir o consumo de alimentos e manter assim o peso do corpo estável.

Adicionalmente, vários estudos sobre grupos populacionais associaram o estar sentado à obesidade e mau estado de saúde. Os resultados deste estudo explicam esta associação.

“Consideramos que as balanças internas do organismo dão uma medição baixa que não é correta, quando estamos sentados. Como resultado, comemos mais e ganhamos peso”, esclareceu Claes Ohlsson, docente e que participou nesta investigação.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários