Dormir com TV ou luz ligada ao ganho de peso

Photo by bruce mars from Pexels
Partilha nas redes:

Após um longo dia de trabalho, muitas pessoas sentam-se no sofá ou na cama a ver um filme ou uma novela antes de adormecer. No entanto, se adormecer com a televisão ligada, pode levar a algumas consequências negativas para a sua saúde.

Um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine descobriu que a exposição à luz artificial durante o sono pode influenciar o ganho de peso em mulheres. Este é o primeiro estudo a encontrar essa associação e os resultados sugerem que apagar as luzes na hora de dormir pode reduzir significativamente as hipóteses de se tornar obeso.

A ligação entre a obesidade e o seu ritmo circadiano

Estudos anteriores estabeleceram que o sono curto sempre foi associado à obesidade. No entanto, a associação entre a exposição à luz artificial à noite e a obesidade não tem sido muito explorada. Para este estudo, os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental tiveram como objectivo determinar se a exposição a essa luz artificial poderia influenciar a prevalência e o risco de obesidade.

Para isso, a equipa de pesquisa analisou dados de questionários de 43722 mulheres entre os 35 e os 74 anos. Cada uma das mulheres não tinha histórico de doença cardiovascular ou cancro e não trabalhava por turnos, dormia durante o dia ou estava grávida no início do estudo. O questionário fornecido perguntava sobre os hábitos de sono das mulheres, incluindo se dormiam sem luz, pouca luz, luz fora da divisão ou luz e/ou televisão ligadas dentro da divisão onde dormiam.

Além disso, a equipa registou as medidas para altura, circunferência da cintura e quadril, peso e índice de massa corporal no início do estudo. Utilizando todas as informações registadas, os pesquisadores foram capazes de estudar a obesidade e ganho de peso em mulheres expostas à luz artificial à noite e mulheres que relataram dormir em quartos completamente escuros.

Os pesquisadores dividiram a exposição à luz em quatro categorias: as mulheres que dormiam na escuridão total, as que dormiam com uma pequena luz nocturna, as que tinham uma luz acesa noutra divisão e aquelas que dormiam com uma televisão ou luz acesa no quarto. Os resultados da análise variaram entre essas quatro categorias.

As descobertas mostram que as mulheres que dormem com luz ou televisão tinham maior probabilidade de ganhar penso, com mais 17% de probabilidade de ganhar 5 quilos. As mulheres que dormiam com uma pequena luz nocturna acesa não ganhavam peso, enquanto as mulheres que dormiam com luzes acesas noutras divisões tiveram um aumento de peso muito mais modesto, com apenas mais 3% de probabilidades de ganhar 5 quilos extra.

Luzes artificiais, como luzes de neon das lojas, luzes da rua e outras formas de fontes de luz, podem suprimir a hormona do sono, a melatonina, e interromper o ciclo natural claro-escuro de 24 horas dos ritmos circadianos.

Os seres humanos são geneticamente adaptados a um ambiente natural que consiste em luz solar durante o dia e escuridão à noite. A exposição à luz artificial à noite pode alterar as hormonas e outros processos biológicos de formas que aumentam o risco a problemas de saúde como a obesidade.

Os pesquisadores concluíram que a exposição à luz artificial à noite pode ser um importante factor de risco para ganhar peso e desenvolvimento da obesidade.

Quando somos expostos à luz artificial, a glândula pineal do nosso cérebro pode ficar confusa. Quando isso acontece, pode impedir a produção de melatonina. Além de regular os ciclos do sono, a melatonina também é uma substância que ajuda a combater o cancro. A melatonina também previne doenças neurodegenerativas, regulando ritmos circadianos, humor, qualidade do sono e outros factores.

Além disso, a melatonina pode ajudar a eliminar os radicais livres. Possui qualidade antioxidantes e imunomoduladoras. Por isso, quando a sua produção de melatonina é prejudicada, você corre um risco maior de desenvolver cancro e outros problemas de saúde.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...