Quantcast

Fármacos para acidez gástrica podem causar depressão

 

O uso de inibidores da bomba de protões (IBP), uma classe de fármacos comuns para tratar o refluxo gastroesofágico, podem causar perturbação depressiva major, indicou um novo estudo.

Conduzido por uma equipa de investigadores do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral dos Veteranos de Taipei, Taiwan, o estudo indicou ainda que a associação entre a toma destes fármacos e a depressão poderá ser devido à perturbação que provocam sobre as bactérias intestinais.

São cada vez mais os estudos que apontam para numerosas formas de as bactérias intestinais influenciarem o nosso bem-estar mental e emocional e o presente estudo dá mais força a esses resultados.

Os investigadores analisaram dados sobre 2.366 indivíduos que tinham tomado IBP e desenvolvido posteriormente depressão, os quais compararam com os de 9.464 indivíduos que também tinham tomado aquele tipo de fármacos, mas não tinham desenvolvido depressão.

Leia também:  Lava o frango cru antes de cozinhar? Saiba se deve fazê-lo

Como resultado, em comparação com os que não desenvolveram perturbação depressiva major, os indivíduos com depressão apresentavam uma maior prevalência de dose diária definida cumulativa de IBP.

O risco de depressão clínica era maior nos pacientes que tinham tomado pantoprazol, lansoprazol e rabeprazol, enquanto os que tinham usado omeprazol e esomeprazol a tendência era menor.

Embora não se tenha determinado os mecanismos subjacentes a esta associação, os autores admitem que a mesma poderá ser devida ao facto de o eixo intestinos-cérebro ser desregulado pelos fármacos, ou então os IBP não permitirem que o organismo absorva adequadamente os nutrientes após o uso dos mesmos.

 

Via: Estudo publicado na “Psychotherapy and Psychosomatics”, artigo

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários