Quantcast

Os polifenóis do vinho beneficiam a saúde oral?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

Além de normalmente agradável, beber vinho poderá trazer benefícios para a saúde oral, indicou um estudo recente.

Foi já demonstrado que devido à abundância e diversidade estrutural de polifenóis, presentes naturalmente, o consumo de vinho beneficia a saúde cardiovascular e intestinal.

Uma equipa de investigadores liderada por Victoria Moreno-Arribas, do Instituto de Investigação em Ciências da Alimentação, Madrid, Espanha, demonstrou que o vinho poderá ser também eficaz contra bactérias das cáries e doenças periodontais.

Alguns dos benefícios dos polifenóis para a saúde são tradicionalmente atribuídos ao facto de esses compostos serem antioxidantes, o que significa que poderão proteger o organismo de danos causados por radicais livres.

No entanto, estudos recentes indicam que os polifenóis poderão também promover a saúde através da interacção activa nos intestinos. Similarmente, as plantas e frutos produzem polifenóis para evitarem infecções por bactérias prejudiciais e outros agentes patogénicos.

A equipa de investigadores decidiu investigar se os polifenóis das uvas e do vinho poderiam oferecer também protecção contra os dentes e gengivas, assim como a sua função a nível molecular.

Leia também:  As células cancerígenas são alimentadas por bebidas açucaradas, fazendo com que os tumores cresçam mais rapidamente

Os investigadores analisaram os efeitos de dois polifenóis do vinho tinto, bem como de extractos de grainhas de uva e de vinho tinto disponíveis comercialmente, sobre bactérias que aderem aos dentes e às gengivas, causando placa bacteriana, cáries e doença periodontal. O ensaio foi efectuado sobre um modelo de doença das gengivas.

Foi observado que os dois polifenóis de vinho, o ácido cafeico e p-cumárico, apresentavam um melhor desempenho, isoladamente, a impedir que as bactérias aderissem às células, do que todos os extractos de vinho.

Em combinação com o suposto probiótico oral Streptococcus dentisani, os polifenóis actuaram de forma ainda mais eficaz contra as bactérias patogénicas. A equipa demonstrou também que os metabolitos formados quando inicia a digestão dos polifenóis na boca poderá ser responsável por alguns desses efeitos.

Via: Estudo publicado na revista “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, artigo

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários