Quantcast

6 benefícios do Palo Santo

Palo santo, que significa “madeira sagrada” ou “madeira dos santos”, é uma madeira de uma árvore doce e perfumada que cresce na América do Sul. Pertence à família dos cítricos e está relacionado ao olíbano e à mirra. Durante séculos, os incas, os xamãs, os curandeiros e as comunidades indígenas da América do Sul usaram esta forma poderosa de remédio para árvores para limpeza de energia, cura e limpeza espiritual.

 

O palo santo é tão sagrado no Equador que é ilegal derrubar árvores. Na verdade, até mesmo o acto de colher uma árvore morta de palo santo requer uma permissão governamental especial, que raramente é concebida para proteger as árvores e as suas potentes propriedades. Diz-se também que a madeira do palo santo não serve para nada a menos que tenha morrido de causas naturais.

 

Tanto a madeira quanto o precioso óleo essencial que ela produz são considerados importantes canais de cura. As culturas indígenas acreditam que a árvore de palo santo possui qualidades mágicas e que o óleo de palo santo é uma representação dos antigos espíritos dentro da árvore que o produziu – e é por isso que é um remédio antigo tão profundamente enraizado.

 

Benefícios do palo santo
Limpeza espiritual
Quando queimadas, o fumo libertado de ervas como a sálvia emite íons negativos que podem elevar o nosso humor e purificar pessoas, lugares e até objectos da energia negativa. Mas, das muitas plantas sagradas que foram usadas ao redor do mundo para esse propósito, as cultura indígenas da América do Sul acreditam que o palo santo é o mais poderoso.

Leia também:  Crianças Índigo

 

É usado para limpar a negatividade da mesma forma que os nativos americanos da América do Norte usaram a sálvia branca.

 

Muito parecido com lavar as mãos antes do início de uma refeição, borrar com palo santo é o acto de limpar a sua aura antes de alimentar a sua alma por meio de cerimónia ou ritual. É por isso que os xamãs na Amazónia queimavam gravetos de palo santo durante cerimónias sagradas para limpar a energia dos participantes e afastar os maus espíritos.

 

Cura e alívio da dor
Tradicionalmente, o palo santo tem sido usado para curar vários problemas, como resfriados comuns, sintomas de gripe, stresse, asma, dores de cabeça e inflamação.

 

É uma fonte rica em antioxidantes e fitoquímicos, também conhecidos como terpenos, como limoneno e α-terpineol.

 

Na forma de óleo essencial, o palo santo é eficaz no combate aos danos dos radicais livres e ajuda a aliviar a dor da artrite, dores de estômago e uma série de outros problemas.

 

Um estudo cubano descobriu que os componentes do óleo essencial de palo santo retardaram o crescimento de um tipo de cancro da mama, o MCF-7.

 

Relaxamento
Frequentemente usado para orientação emocional e espiritual, o palo santo é um remédio ansiolítico natural e eficaz. Quando inalado, move-se directamente através do sistema olfactivo para o cérebro, onde ajuda a estimular a resposta de relaxamento do corpo para combater preocupações, ansiedade, distúrbios do sono e depressão.

 

Purificação e desintoxicação
Quando usado como chá, o palo santo auxilia no suporte do sistema imunitário e bloqueia as respostas inflamatórias causadas pela dieta, poluição, stresse e doenças.

Leia também:  Índigos - o que são e por que são especiais

 

Repelente de insectos
Quando aceso, o palo santo liberta um fumo purificador que repele mosquitos e outros insectos, uma das muitas maneiras pelas quais as pessoas no Equador e no Peru usaram o palo santo.

 

Limpeza doméstica
O óleo essencial de palo santo tem propriedades antibacterianas potentes, tornando-o o complemento perfeito para os seus produtos de limpeza domésticos.

 

Num borrifador, basta adicionar algumas gotas de óleo essencial à água. Também pode adicionar outros óleos essenciais, como limão, toranja e alecrim, para aumentar o aroma e os efeitos antibacterianos.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários