Quantcast

6 razões para parar de limpar os ouvidos com cotonetes

Em todo o mundo as pessoas usam cotonetes para limpar os seus ouvidos. Muitas pessoas fazem isso para se livrarem do cerúmen, ou cera, e outras chegam a usar cotonetes nos ouvidos só para desfrutar da sensação que provoca.

Apesar da maioria dos cotonetes ter indicação que se trata de um produto para higiene diária dos ouvidos, estes itens tão delicados podem ser muito prejudiciais para os seus ouvidos.

Infelizmente os cotonetes são considerados maus para os ouvidos por vários motivos. Em alguns casos raros, pode causar uma reação grave – como uma infecção cerebral que, se não tratada, pode colocar a vida em risco e resultar em morte.

Mas por que exactamente os cotonetes representam uma ameaça tão grande aos nossos ouvidos? Podemos realmente ter sérios problemas se saúde se os utilizarmos? E, então, como devemos limpar os nossos ouvidos? Não se preocupe, temos as respostas!

 

Os especialistas afirmam que limpar os ouvidos com cotonetes pode causar infecção cerebral.

Uma misteriosa infecção cerebral
Um homem de 31 anos foi para o hospital após apresentar uma forte convulsão. À primeira vista, parecia uma ocorrência estranha. O homem era saudável e não tinha nenhum problema de saúde pré-existente que pudesse levar a uma convulsão.

Antes de ser internado no hospital, o homem tinha vindo a sofrer alguns sintomas incomuns. A sua orelha esquerda esta a doer há 2 semanas, e uma grande quantidade de pus estava a sair do ouvido, até que começou a perder as suas capacidades auditivas.

Com o passar dos dias, também começou a sentir dores de cabeça fortes, embora apenas no lado esquerdo da cabeça. As enxaquecas eram tão fortes que o levaram a vomitar várias vezes. Começando, também, a ter problemas de memória e a esquecer os nomes das pessoas.

Os médicos decidiram fazer exames ao cérebro para ver se conseguiam descobrir o que estava a acontecer. Descobriram vário abcessos presentes na sua cabeça, do canal auditivo até aos ossos do crânio e o revestimento do cérebro. Os abcessos são, em termos leigos, tipos de infecções muito graves.

A causa da infecção cerebral: cotonetes

No caso desde homem, a infecção foi uma otite externa necrotizante, que é uma infecção bacteriana. Os médicos necessitaram de fazer uma cirurgia para perceber melhor o que se passava no ouvido do homem, e descobriram o culpado – uma pequena porção de um cotonete que ficou preso no seu ouvido e lá permaneceu. Enquanto ele limpava os ouvidos com um cotonete, essa ponta quebrou-se e ficou presa dentro da sua orelha esquerda sem que ele se apercebesse, durante bastante tempo.

Felizmente os médicos conseguiram remover o cotonete com segurança e limpar o seu ouvido adequadamente.

Após receber o tratamento médico correcto e, após dez semanas, ficou totalmente recuperado sem nenhum sintoma ou sequela.

 

Outras razões pelas quais você não deve usar cotonetes para limpar os seus ouvidos

Praticamente todos os profissionais de saúde dirão que inserir cotonetes nos ouvidos não é uma boa opção. Não apenas pelo pequeno risco de uma infecção cerebral, mas porque existem outros motivos válidos pelos quais você não vai querer voltar a usá-los.

Leia também:  O que indicam as listras de cor no tubo da pasta de dentes?

1. Os cotonetes empurram a cera mais para dentro
Quando usamos cotonetes, pensamos que estamos a retirar a cera – mas tudo o que estamos a fazer realmente é empurrá-la para dentro. Essencialmente, estamos a forçar a cera a ir mais para dentro e empurrá-la contra os tímpanos.

Isso é muito maus e pode levar ao rompimento dos tímpanos, que pode levar a uma perda de audição.

2. Podem provocar lesões
Os cotonetes costumam ser bastante macios, mas isso não significa que não possam fazer mal por acidente. Se empurrarmos o cotonete ao limpar os ouvidos, ou aplicar muita pressão, podemos ferir os tímpanos.

Além disso, os cotonetes são finos e afiados, o que pode causar feridas no canal auditivo, deixando-o sujeito a infecções.

3. Pode ressecar o canal auditivo
A cera do ouvido não é má de todo. É repleta de qualidades antibacterianas que ajudam a manter o ouvido protegido contra infecções. Quando removemos a cera em excesso, pode deixar a pele do canal auditivo seca e irritada, o que poderá tornar o ouvido mais susceptível a infecções.

4. A cera será mais difícil de remover
Quando forçamos toda a cera do ouvido a ser empurrada para dentro enquanto usamos um cotonete, estamos a fazer com que a cera grude. Isso significa que vai ficando compacta, criando um tampão de cera que será ainda mais difícil de remover. Essa cera pode até impedir a audição, bloqueando o tímpano.

5. A cera no ouvido tem outros benefícios
Além de fornecer protecção antibacteriana, a cera no ouvido faz muito mais do que apenas parecer nojenta. É um bom repelente de insectos para que não tenhamos surpresas desagradáveis dentro dos nossos ouvidos, para além de manter o nosso canal auditivo lubrificado, evitando a comichão e mantendo-o livre de infecções.

6. Os ouvidos têm um sistema de auto-limpeza
Acredite ou não, os seus ouvidos são capazes de se auto-limparem. Sempre que movemos a mandíbula, a cera é normalmente empurrada para fora, em direcção ao ouvido externo. Basta comer, bocejar e até mesmo falar para resolver o problema.

O recomendado é limpar o ouvido externo com uma toalha após o banho, sempre que achar necessário, evitando, por completo o uso de cotonetes.

 

Como limpar os ouvidos da forma correcta
Apesar dos ouvidos terem um sistema de auto-limpeza, não significa que não queiramos fazer uma boa higiene de vez em quando. Mas agora sabe que não deve usar cotonetes, certo?

Existe uma forma correcta de limpar os ouvidos, e não são necessários muitos materiais – apenas coisas que provavelmente já tem em casa.

Embora consuma mais tempo do que usar cotonetes, também é mais seguro, saudável e eficaz, e a verdade é que também já não será necessário fazer todos os dias como faria com o cotonete.

Vai necessitar de:
-Água limpa
-Seringa (sem agulha!) ou irrigador de ouvido
-Tigela
-Toalha
-Álcool
-Peróxido de hidrogénio (água oxigenada) para uso doméstico – opcional

Utilize a água a uma temperatura morna e coloque na tigela. Certifique-se de que a água não esteja muito fria nem muito quente; temperaturas extremas podem causar uma reacção do nervo auditivo que leva a tonturas temporárias e perda de equilíbrio.

Leia também:  Frutos vermelhos e vinho tinto podem prevenir doenças mentais

Se desejar, pode adicionar umas gotas de peróxido de hidrogénio, para uso doméstico, na água da tigela.

Coloque uma tolha (ou outra tigela) por baixo do rosto e depois utilize o objecto da sua escolha semelhante a uma seringa, enchendo-o com a sua água da tigela.

Comece por uma orelha, puxando-a para trás e para sima com a mão do mesmo lado e aproxime a seringa perto da orelha para que a água entre no canal auditivo. Tente fazer isso com firmeza, para que a água entre dentro do canal auditivo.

Espere que a cera saia do seu ouvido, que não deve demorar mais de 5 minutos. Depois mude para o outro ouvido e repita o processo.

Coloque algumas gotas de álcool no ouvido para que ajude a secar bem o canal auditivo. Se desejar, também pode adicionar umas gotas de peróxido a esse álcool antes de usá-lo.

Tenha atenção que se a cera ainda não tiver saído do seu ouvido após 5 minutos, não deve repetir o processo. Também deve PARAR se começar a ficar tonto ou sentir qualquer DOR. Pode voltar a repetir a introdução de água no canal auditivo após algumas horas; até lá, a água inicial que você usou terá ajudado a amolecer qualquer resíduo ou cera para uma remoção mais fácil.

 

Como vimos neste artigo, limpar os ouvidos com um cotonete é bom, e é muito fácil e simples – mas também pode ser prejudicial. Está a abrir a possibilidade para comichão, perda de audição e infecções.

Se realmente precisa de ajuda para limpar os ouvidos da forma certa, pode sempre optar por produtos de limpeza especiais criadas especificamente para esse fim. Caso sinta necessidade, também poderá consultar um médico otorrinolaringologista que tem formação e materiais específicos para fazer a correcta limpeza dos ouvidos.

Esperamos que tenha gostado deste artigo, e pedimos-lhe o partilhe com os seus amigos e familiares, alertando-os para o erro de usar cotonetes na limpeza dos ouvidos.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários