Quantcast

Psoríase

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A psoríase é uma doença de pele genética auto-imune não infecciosa. É uma doença crónica apresentando uma grande variedade quanto à severidade e distribuição das lesões cutâneas. É uma doença que resulta de uma alteração na pele do indivíduo e não por agentes infecciosos transmissíveis a outras pessoas. Por isso o doente não deve ser excluído da sociedade, mas ajudado.

Esta doença crónica pode afectar mulheres e homens de igual forma, na faixa etária entre os 20 e os 40 anos de igual forma, e pode, no entanto, surgir em qualquer fase da vida com maior probabilidade em pessoas de pele branca, sendo raras em negros, asiáticos e índios.

Uma vez que é uma doença que afecta a pele do doente, esta tem efeitos psicológicos, com efeito sobre a forma que cada indivíduo se vê, está relacionada com a valorização pessoal numa sociedade que é, muitas vezes, mais sensível à aparência exterior que a outras características de personalidade, sendo que o melhor cuidado a ter com uma pessoas afectada por esta doença seja o apoio psicológico como atenção, carinho, afecto e ternura.

Psoríase

Psoríase

A psoríase manifesta-se com a inflamação das células da pele, provocando um aumento exagerado da sua produção, que se vai acumulando na superfície da pele, formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçada. O sistema de defesa, formado por linfócitos T, é activado como se a região cutânea tivesse sido agredida, em consequência, libertam substâncias chamadas citocinas, que aceleram o ritmo de crescimento das células da pele.

Leia também:  A quimioterapia vale a pena? Estudos comprovam que não

A psoríase não é uma doença previsível, cada caso tem o seu próprio percurso. É uma doença crónica, para toda a vida, dado que o paciente deve aprender a aceitar e a conviver adequadamente com a doença, controlando-a de forma a que leve uma vida perfeitamente normal.

Na maioria dos doentes, o stress pode desencadear ou agravar a evolução da psoríase. As drogas, como o tabaco e o álcool, betabloqueadores, drogas injectáveis e alguns anti-inflamatórios e analgésicos, devem ser evitadas.

Nos dias que correm existem várias formas de tratamento como pomadas, fototerapias, fitoterapias, sistémicos, medicamentos imunobiologicos, tratamento com peixes, climaterapia, acupuntura, psicoterapia, exposição ao sol moderada etc.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários