Enxaqueca poderá ser factor de risco cardiovascular

PUBLICIDADE

 

Um novo estudo demonstrou que a enxaqueca poderá fazer aumentar o risco de doenças cardiovasculares como ataque do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

O estudo que foi conduzido por Henrik Toft Sørensen do Hospital Universitário de Aarhus, Dinamarca, e colegas consideram assim que a enxaqueca deveria começar a ser considerada como sendo um factor de risco para problemas cardiovasculares.

Para o estudo, os investigadores recolheram dados do Registo Nacional de Pacientes Dinamarquês, que englobava 51.032 pacientes com enxaqueca. Os pacientes com enxaqueca foram comparados com 510. 320 indivíduos da mesma idade e sexo, mas que não sofriam de enxaqueca. Os participantes foram seguidos durante 19 anos.

Como resultado, foi apurado que em relação aos indivíduos sem enxaqueca, as que tinham enxaqueca apresentavam uma maior propensão a sofrerem um ataque de miocárdio, AVC ou fibrilação atrial durante o período de acompanhamento.

Mais concretamente, 25 em cada 1.000 pacientes com enxaqueca tiveram um ataque do miocárdio, em comparação com 17 em cada 1.000 pacientes sem enxaqueca.

45 em cada 1.000 indivíduos com enxaqueca tiveram um AVC isquémico, causado por um coágulo de sangue no cérebro, em relação a 25 em cada 1.000 indivíduos sem enxaqueca.

Em cada 47 pessoas em 1.000 com enxaqueca, ocorreu fibrilação atrial, enquanto nas pessoas sem enxaqueca registaram-se 34 casos em cada 1.000.

A incidência de insuficiência cardíaca foi semelhante em ambos os grupos, e não se encontrou uma ligação significativa entre a enxaqueca e a doença arterial periférica.

O grupo que apresentava o maior risco de doença cardiovascular associada à enxaqueca era o de mulheres e pessoas que tinham enxaqueca com aura, sendo a associação mais forte durante o primeiro ano a seguir ao diagnóstico de enxaqueca.

 

Via: Estudo publicado na revista “BMJ”, Photo by Kat Smith from Pexels, Artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ajude-nos adicionando o nosso site à sua whitelist do adblock. A publicidade ajuda-nos a oferecer-lhe informação livre e gratuita. Obrigado.

Já imaginou viver numa época onde toda a informação é manipulada?

Detectámos que está a utilizar um bloqueador de anúncios.

Por favor, considere adicionar o nosso site à sua lista de sites permitidos.

Os custos para manter um site activo são relativamente elevados.

Ao apoiar os sites independentes está a contribuir para o acesso à livre informação.

Obrigado!