Quantcast

Consumo diário de queijo pode proteger saúde cardiovascular

 

Boas notícias para os amantes de queijo: um novo estudo sugere que o consumo de cerca de 40 gramas diários daquele produto lácteo pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC).

O queijo contém muitos nutrientes benéficos para a saúde como vitaminas A e B12, cálcio e zinco. No entanto, por ser rico em gordura saturada, pode fazer aumentar os níveis de colesterol e por sua vez o risco cardiovascular.

Não obstante, os resultados deste estudo parecem sugerir o contrário, que o queijo pode ter um efeito protector sobre a saúde cardiovascular.

Conduzido por Li-Qiang Qin, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Soochow, China, e equipa, o estudo consistiu numa meta-análise de 15 outros estudos de natureza observacional que investigavam a influência do consumo de queijo sobre o risco total das doenças cardiovasculares, doença coronária e AVC.

Os estudos abrangiam mais de 200.000 indivíduos e a influência do queijo sobre a saúde cardiovascular foi monitorizada durante 10 anos. A maioria dos estudos envolvia participantes sem doenças cardiovasculares no início dos mesmos.

Leia também:  Criada bebida à base de bolotas que pode substituir o café

Foi apurado que, em comparação com quem consumia pouco queijo, os consumidores regulares de queijo apresentavam uma propensão 18% menor de desenvolverem doenças cardiovasculares, até 14% menor de terem doença coronária e até 10% menor de sofrerem um AVC.

Os efeitos benéficos do consumo de queijo foram mais visíveis nos indivíduos que consumiam 40 gramas diários daquele lacticínio.

“Esta meta-análise de estudos prospectivos sugere uma associação não linear inversa entre o consumo de queijo e o risco de DCV [doenças cardiovasculares]”, sumarizaram os autores do estudo.

Os resultados vão de encontro a um outro estudo observacional que associava o queijo e outros produtos lácteos a um menor risco de mortalidade cardiovascular e por todas as causas. No entanto, os autores advertem cuidado, pois por ser de natureza observacional este estudo não estabelece uma relação causal.

 

via

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários