Fazer sauna pode diminuir o risco de AVC

Partilha nas redes:

 

Um estudo recente revelou que fazer sauna com regularidade pode reduzir significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Vários são já os estudos a estabelecerem associações benéficas entre a sauna e a tensão arterial, o risco de demência e até risco de morte por doença cardiovascular.

Desta vez, uma equipa de investigadores da Universidade de Bristol propôs-se investigar o potencial impacto da sauna sobre o risco de AVC, recrutando 1.628 participantes com uma mediana de idades de 63 anos e sem historial de AVC.

Os participantes responderam a questionários sobre a frequência de saunas e outros factores que poderiam influenciar o risco de AVC como o colesterol, consumo de álcool, tensão arterial e prática de exercício físico.

Os participantes foram seguidos durante uma média de 15 anos. Durante o período de acompanhamento, 155 participantes sofreram um AVC.

Foi apurado que os participantes que faziam sauna uma vez por semana apresentavam uma taxa de 8,1 AVC por 1.000 pessoas-anos, os que faziam sauna entre duas a três vezes por semana exibiam uma taxa de 7,4 AVC por 1.000 pessoas-ano e no grupo que fazia sauna quatro a sete vezes por semana a taxa descia para 2,8 AVC por 1.000 pessoas-anos.

Por outras palavras, os participantes que faziam sauna entre quarto a sete vezes por semana tinham uma propensão 60% menor de sofrerem um AVC do que os que faziam apenas uma vez por semana.

RELACIONADO:  Dieta saudável poderá não cortar os malefícios do sal

“As saunas parecem exercer um efeito de diminuição da tensão arterial, que poderá estar subjacente ao efeito benéfico sobre o AVC”, explicou Setor K. Kunutsor, autor sénior do estudo.

No entanto, este estudo é de natureza observacional e só pode demonstrar uma associação entre a quantidade de saunas feitas e o risco de AVC, sendo necessários mais estudos.

 

Via: Estudo publicado na “Neurology”, artigo

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...