A sauna beneficia o coração e não só. Porquê?

PUBLICIDADE

Uma equipa de investigadores descobriu os mecanismos fisiológicos subjacentes aos benefícios que a sauna oferece à saúde em geral e, particularmente, à saúde cardiovascular.

Num estudo conduzido por investigadores da Universidade do Leste da Finlândia, Finlândia, foi usado um contexto experimental para a investigação dos mecanismos fisiológicos, através dos quais a exposição ao calor da sauna poderia beneficiar a saúde de quem a pratica.

O mesmo grupo de investigadores tinha já demonstrado em investigações anteriores baseadas num grupo populacional que a prática regular de sauna estava associada a um menor risco de vários problemas de saúde: doenças coronárias e morte súbita cardíaca, hipertensão, Alzheimer e demência, doenças respiratórias e redução de níveis da proteína c-reativa.

Para o presente estudo, os investigadores recrutaram 100 voluntários aos quais foi pedido que fossem expostos a sauna durante um período de 30 minutos. A intenção era analisar o papel da complacência vascular e da redução na tensão arterial nos benefícios da sauna sobre a saúde.

A complacência vascular foi medida na artéria carótida e femoral antes da sauna, imediatamente após e 30 minutos depois da recuperação da sauna. Imediatamente após os 30 minutos de sauna, a tensão arterial sistólica dos participantes reduziu de 137 mmHg para130 mmHg, mantendo-se mais baixa mesmo 30 minutos depois. A tensão arterial diastólica diminuiu de 82 mmHg para 75 mmHg.

Relativamente à velocidade de onda de pulso carótida-femoral, o indicador da complacência vascular, esta diminuiu de 9.8 m/s antes da sauna para 8.6 m/s imediatamente após a sauna.

Durante a sessão de sauna, o ritmo cardíaco dos participantes subiu de forma semelhante a terem praticado exercício de intensidade moderada e a temperatura corporal subiu 2ºC.

Estes achados revelam assim os mecanismos fisiológicos que serão responsáveis pelos benefícios do calor da sauna. Sendo assim, o facto de a prática regular de sauna fazer baixar a tensão arterial e aumentar a complacência vascular, poderá explicar os benefícios observados para a saúde cardiovascular dos adeptos desta prática.

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.