Consumo diário de ovos pode reduzir risco cardiovascular

PUBLICIDADE

 

O consumo diário de um ovo pode reduzir significativamente o risco cardiovascular, em comparação com não consumir ovos, indicou um estudo.

O estudo que foi efectuado por uma equipa de investigadores da China e do Reino Unido teve como objectivo analisar as associações entre o consumo de ovos e as doenças cardiovasculares, a doença cardíaca isquémica, eventos coronários major, acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e o AVC isquémico.

Para o efeito, os investigadores contaram com dados de 416. 213 adultos com idades compreendidas entre os 30 e os 79 anos e de diferentes áreas da China e que eram participantes num outro estudo. Os participantes nunca tinham tido cancro, doenças cardiovasculares ou diabetes.

Os participantes foram seguidos durante uma mediana de 8,9 anos, tendo-se registado durante esse período 83.977 casos de doenças cardiovasculares e 9.985 mortes devido a doenças cardiovasculares e ainda 5.103 eventos coronários major.

No início do estudo, foi apurado que 13,1% dos participantes relatavam consumir ovos diariamente (0,76 ovos por dia) e 9,1% disseram nunca ou muito raramente consumirem ovos (0,29 ovos por dia).

Em suma, em relação aos participantes que não consumiam ovos, o consumo diário dos mesmos foi associado a um menor risco de doenças cardiovasculares em geral.

Os consumidores diários de ovos (até um ovo por dia) apresentavam um risco 26% menor de AVC hemorrágico, 28% menor de morte por AVC hemorrágico e 18% menor de morte por doença cardiovascular. Foi também observado um risco 12% menor de doença cardíaca isquémica em comparação com quem nunca ou muito raramente consumia ovos.

Apesar de este estudo ser de natureza observacional, a amostra é bastante extensa e a equipa teve em conta factores de risco cardiovasculares, sendo que estabelece uma associação entre o consumo moderado de ovos e um menor índice de eventos cardiovasculares.

 

VIA: Estudo publicado na “Heart”, Photo by Trang Doan from Pexels, artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.