Alimentação humana que pode dar ao seu gato – saiba o que é seguro para eles

Photo by freestocks.org from Pexels
Partilha nas redes:

A maior parte da dieta do seu gato deve ser uma ração para gatos nutricionalmente completa. No entanto, de vez em quando pode partilhar alguma comida do seu prato.

Por vezes os gatos imploram para que lhes seja dado comida do nosso prato. Mas é realmente seguro para um membro da família felina? Gatos e chocolate é uma combinação fatal? E a carne crua?

Lembre-se que a alimentação humana para gatos deve ser uma situação pontual. No máximo, apenas dê ao seu felino 20 calorias por dia com alimentação humana.

 

1. Carnes, peixes e ovos
Os gatos são carnívoros e gostam de carne, pura e simplesmente. Eles necessitam de proteínas da carne para ter um coração forte, uma boa visão e um sistema reprodutivo saudável. A carne cozida como o frango, peru e pequenas quantidades de carnes magras são uma óptima guloseima para eles. A carne crua ou estragada pode deixar o seu felino doente. Se você não comer, não dê ao seu animal de estimação.

Sirva com moderação:
-Salmão cozido (ácidos gordos ómega-3 ajudam na visão, artrite, doença renal e distúrbios cardíacos)
-Peixe em conserva ao natural
-Frango sem pele
-Peru
-Carne de bovino
-Carnes magras
-Cordeiro
-Ovos cozidos

Evite totalmente:
-Sushi/peixe cru
-Carne crua
-Aparas de gordura
-Ossos crus ou cozidos
-Ovos crus

Os ovos são uma boa fonte de proteína para o seu gato. Mas verifique se estão cozidos. Como carne e peixe cru, os ovos crus também podem prejudicar o seu gatinho.

 

2. Legumes
Alguns vegetais contêm os nutrientes, fibras e água que qualquer gato pode consumir, principalmente para problemas digestivos.

Cozinhe ou cozinhe a vapor brócolos, espargos, cenoura e feijão verde para facilitar o consumo. Não adicione alho, cebola ou especiarias aos cozinhados para felinos! Estes podem causar danos às células vermelhas do sangue do seu gato, causando anemia ou até mesmo a morte.

Sirva com moderação:
-Ervilhas
-Brócolos
-Espargos
-Cenouras
-Pepino
-Feijão verde
-Espinafres (este deve ser evitado se o seu felino tem algum problema urinário ou renal)

Evite totalmente:
-Cebolas
-Alho
-Chalotas
-Cebolinho
-Alho francês
-Tomates verdes
-Cogumelos

 

RELACIONADO:  Os gatos têm uma bolsa primordial. Saiba o que é.

3. Frutas
Nem todos os gatos gostam de vegetais e menos ainda de frutas (os felinos não conseguem saborear sabores doces). Mas são uma fonte rica em vitaminas, fibras e água para ajudar na digestão. No entanto, existem os mais excêntricos que desfrutam de um bocado de fruta. Para uma solução mais cremosa, triture e misture fruta com um pouco de iogurte natural, com pouca gordura e sem açúcar.

Sirva com moderação:
-Bananas
-Maçãs descascadas (sem as sementes)
-Amoras
-Abóbora (sem as sementes)
-Melão/melancia (sem as sementes)
-Abacate (sem o caroço)

Evite totalmente:
-Uvas e passas (mesmo uma quantidade pequena pode causal insuficiência renal nos gatos)

 

4. Grãos
Muitos gatos preferem grãos com um tamanho menor, como cuscuz e milho. A aveia tem muita proteína por caloria e é fácil de fazer. Pode experimentar arroz integral, cevada e trigo, mas pode ser necessário triturá-los primeiro, já que os gatos tendem a gostar mais de grãos menores. Apenas se certifique que todos os grãos que você lhe quiser dar estão cozidos, para que o seu felino possa digeri-los completamente.

Sirva com moderação:
-Milho cozido/polenta
-Cuscuz/millet
-Pão/pão ralado
-Aveia/flocos de aveia (rica em proteínas)
-Arroz integral, cevada ou trigo

Evite totalmente:
-Massas cruas
-Sementes e nozes

 

5. Lacticínios
Muitas pessoas estão erradas quando pensam que os gatos devem ingerir muitos lacticínios ou ouviram dizer que os gatos são realmente intolerantes à lactose. A verdade está no meio: todos os gatos são diferentes, mas a maioria pode tolerar uma pequena quantidade de lacticínios com pouca lactose. O queijo é um lanche rico em proteínas, ideal para o seu felino em pequenas quantidades. Mas a proteína do queijo é menos “completa” do que da carne, do peixe e dos ovos. Antes de saber o grau de tolerância do seu gato à lactose, vá com calma.

Sirva com moderação:
-Queijos duros (como queijo cheddar, suíço ou gouda)
-Queijos baixos em lactose (queijo cottage)
-Iogurte (natural, sem açúcar, com baixo teor de gordura)

Evite totalmente:
-Leite de vaca
-Queijos macios
-Qualquer produto com alto teor de lactose

 

RELACIONADO:  A verdade sobre o catnip e os efeitos nos felinos

Outros alimentos que podem ser prejudiciais para os gatos:
-Chocolate (é tóxico!)
-Cafeína
-Álcool
-Leites vegetais (rico em gorduras e óleos)
-Açúcar e especiarias em geral
-Doces e pastilhas elásticas
-Gelados (contém propilenoglicol)
-Qualquer produto com cannabis/THC
-Medicamentos/suplementos alimentares para humanos (a excepção pode ser óleos de peixes, em pequenas doses)

Quando se trata de comida para gatos, erre com cautela. Mesmo que a comida que lhes der não seja prejudicial, eles ainda podem ter problemas digestivos, diarreias e vómitos. Pratique a prudência em qualquer caso.

 

Todas as calorias contam!
O seu gatinho só deve receber estes mimos ocasionalmente. A sua alimentação regular deve ser uma comida especial para gatos. Se costuma dar comida para humanos ao seu felino, converse com o seu médico veterinário sobre o que e com que frequência deve incluir na sua dieta.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...